Encontro Nacional de Inovação na Educação lança obras de professores, alunos e colaboradores da UFSC

13/10/2015 14:02

Encontro Nacional de Inovação na Educação – Educação Fora da Caixa, que será realizado no dia 22 de outubro, em Florianópolis, será cenário para o lançamento de cinco livros que tratam de educação, inovação e conhecimento. Três obras são livros digitais, que serão disponibilizados gratuitamente no site do evento, em que há a programação completa e as informações das inscrições.

As obras que serão apresentadas na abertura do encontro, a partir das 8h30, são de autoria de professores, alunos, egressos e colaboradores do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC, realizador do evento nacional em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS), a Vertical Educação da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e a Rede Catarinense de Inovação (RECEPETi).

Dois dos livros são de autoria de Francisco Antônio Pereira Fialho, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Gestão do Conhecimento da UFSC (PPEGC). O primeiro, Nós, os guardiões – a psicologia profunda como base para uma hermenêutica, tem como coautora a médica e psicoterapeuta Ermelinda Ganem Fernandes e é baseado nas ideias do psiquiatra suíço Carl G. Jung como uma proposta para o autoconhecimento. A outra obra lançada pelo autor será Saberes, Tecnologias e Práticas Pedagógicas, uma publicação da Universidade Federal do Amazonas que trata do pensar a formação continuada, revendo-a e amplificando-a para priorizar a investigação da realidade, criar e construir processos educativos válidos.

Livros digitais disponíveis para download gratuito

Entre os livros digitais está Criatividade e inovação na Educação, em que Tarcisio Vanzin, Vania Ribas Ulbricht e Claudia Regina Batista reúnem artigos sobre o tema e as tecnologias emergentes para a área. Outra obra é Do ponto ao pixel: sintaxe gráfica no videodigital, de Richard Perassi Luiz de Sousa, publicada pela UFSC.

O livro Educação fora da caixa – tendências para o século XXI, de Clarissa Stefani Teixeira, Ana Cristina Ehlers e Marcio Vieira de Souza, marca  as parcerias entre os diversos atores de Santa Catarina e o momento de inovação que o estado vivencia em busca do desenvolvimento. A obra tenta aproximar o leitor do ecossistema de inovação na educação, com um olhar sobre as possibilidades e necessidades da escola, alunos, professores e gestores. O conteúdo organiza um diálogo produtivo sobre o que deve ser a educação para o século atual sob o ponto de vista estratégico e do uso da tecnologia.

As obras Criatividade e inovação na Educação; Do ponto ao pixel; e Educação fora da caixa estarão disponíveis para download gratuito no site eduforadacaixa.com.br, que disponibiliza outros livros sobre inovação e educação produzidos por organizadores e apoiadores do encontro nacional.

O Encontro Nacional de Inovação na Educação tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SED), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Instituto Internacional de Inovação (I3), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC).

Tags: EGCEncontro Nacional de Inovação na EducaçãoUFSC