Professor aposentado da UFSC recebe medalha do mérito

17/09/2015 13:17

O professor Luiz Carlos Pinheiro Machado, aposentado do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi indicado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) para receber a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua. A premiação será na abertura da 72ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), que ocorre de 15 a 18 de setembro de 2015, em Fortaleza (CE).

Nascido em 3 de julho de 1928, em Porto Alegre (RS), Luiz Carlos Pinheiro Machado cursou Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ingressou como professor-assistente em 1952. Em 1959, foi aprovado em concurso para livre-docente; em 1962, para professor catedrático. Em 1981, ingressou no Departamento de Zootecnia da UFSC, e criou no estado a primeira disciplina de “Etologia” da América Latina. Em 1994,  passou em concurso para professor titular da UFSC, aposentando-se compulsoriamente em 1998.

Como professor universitário, exerceu liderança entre os alunos – um dos motivos que a ditadura usou para expurgá-lo da UFRGS em 1964, para onde voltou em 1979, após sancionada a Lei da Anistia, aposentando-se em 1983 por tempo de serviço.
Em Santa Catarina, contribuiu para o desenvolvimento científico e a produção rural.

Em meados da década de 1950, participou ativamente do treinamento dos técnicos que ingressavam na Acaresc, hoje Epagri, quando ministrou  vários cursos de suinocultura, gado leiteiro e nutrição animal. Com a publicação do livro Os suínos, nos anos 1960, mudou a suinocultura de Santa Catarina e do país. Entre 1985 e 1986 foi presidente da Embrapa.
Foi também o principal divulgador do Pastoreio Racional Voisin (PRV), tecnologia de alta produtividade de bovinos em pasto, difundida atualmente  em todo o território catarinense, e garantindo melhor economicidade à agricultura familiar.

Tags: Luiz Carlos Pinheiro Machadomedalha mérito ConfeaUFSC