Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional lança opções de identidade visual para Florianópolis

09/07/2015 11:25

Florianópolis está a um passo de ter a marca turística definida e, assim como foi no início do processo, conta com o apoio e envolvimento da população para legitimar características que já são atribuídas à cidade. O Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (Logo) da UFSC, em parceria com a prefeitura, lançou na quarta-feira, 8 de julho, três opções de identidades visuais para a marca da cidade.

Caderno com o uso da marca "Minha Florianópolis"

Caderno com o uso da “Minha Florianópolis”

A votação está aberta até o dia 8 de agosto neste link. As alternativas foram definidas como “Movimenta Florianópolis”, “Minha Florianópolis” e “Tecendo Florianópolis”. O trabalho é resultado do estudo realizado pelo Logo, em parceria com a Secretaria de Turismo.

Símbolo da marca "Movimenta Florianópolis"

Símbolo da “Movimenta Florianópolis”

“Hoje, Florianópolis não tem uma marca que diferencie e promova a cidade. Outras cidades que tem algum grau de importância turística tem uma marca moderna, que realmente serve de referência, tanto para ações públicas, como para o desenvolvimento de produtos turísticos com a marca. Certamente, a escolha não será unânime – nada em Florianópolis é unânime – mas esta é a maneira mais democrática, participativa, que permite a participação de toda comunidade não só na última etapa, mas desde o início do processo”, destacou o prefeito Cesar Souza Junior.

 

Processo

Desde o lançamento do projeto, em julho de 2014, a comunidade foi envolvida em diversas etapas do estudo, respondendo ao principal questionamento: “O que marca Florianópolis para você?”. Foram entrevistados 40 formadores de opinião da cidade; outras mil pessoas foram ouvidas diretamente; gravados 213 depoimentos em vídeo e outros 500 realizados por escrito.

O site já recebeu mais de 35 mil visitas, foram realizados 21 eventos criativos com a participação de 430 envolvidos e com mais de 1.200 conceitos discutidos, sendo cinco usados na construção do DNA da Marca, apresentados em maio de 2015: Vibrante, Natural, Multicultural, Mágica e Quirida. Essas cinco características representam a essência da capital catarinense, construído por cada uma das pessoas que participaram do projeto.

“A marca da cidade está sendo construída de dentro para fora. Com a participação de todos aqueles que amam Florianópolis. Nós fizemos as identidades visuais utilizando também referências do mundo inteiro, criamos uma fonte exclusiva que chamamos de purpurata – flor símbolo da cidade – e desenvolvemos as três propostas. Umas mais tradicionais, outras mais dinâmicas, sendo que cada uma delas possui um dinamismo quanto a sua aplicabilidade em produtos, material de divulgação e consideradas tecnicamente perfeitas para redução, ampliação, uso colorido ou em preto e branco”, destacou o coordenador do Logo, Luiz Salomão Ribas Gomez.

Canecas com a marca "Tecendo Florianópolis"

Canecas com a marca “Tecendo Florianópolis”

O estudo foi dividido em três fases: etapa think (pesquisa e entrevistas preliminares) e com a realização de eventos criativos (com evolvidos no processo, imprensa, empresários e moradores, entre outros); etapa experience (identidade visual, validação e propósito); etapa manege (estratégias de gestão da marca).

O projeto conta com o apoio de entidades como o Sapiens Parque. “As três opções que nós temos são sensacionais. Cada uma realmente reflete os elementos do DNA de Florianópolis, uma cidade vibrante, multicultural, natural, ‘quirida’ e mágica. O processo foi extremamente participativo, espero que tenhamos um grande envolvimento na escolha e que esta marca possa ser absorvida por toda a cidade”, frisou diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates.

 

Saiba mais sobre cada definição:

Minha Florianópolis – Caminhante e personalizada e cada pessoa vai poder construir a sua marca de Florianópolis mudando as referências. Centenas de ícones vão estar disponíveis em um aplicativo, mas a Marca da cidade foi trabalhada com os ícones ‘figueira’, ‘ponte’, ‘bernunça’, ‘sol’ e ‘prancha’.

 

Tecendo Florianópolis – É mais focada nas coisas da Ilha, uma marca mais estática e tradicional. A partir da renda, foram buscados os ícones da cidade como a ponte, garapuvu, sol, martim pescador, laélia purpurata, entre outros elementos.

 

Movimenta Florianópolis – Proposta mais dinâmica, mais rápida, na qual se buscou três elementos: flor, a ideia da letra ‘f’ e o mapa da cidade. Nela foi trabalhada a questão do grafismo, com as ondas e as linhas.

 

Mais informações sobre o projeto no site.

Mais informações sobre Logo pelo telefone (48) 3721-2345 ou pelo e-mail logoufsc@gmail.com.

 

Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Florianópolis

 

 

Tags: FlorianópolisLaboratório de Orientação da Gênese OrganizacionalLOGOMarca FlorianópolisUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina