‘Olvidados’, um retorno à ditadura boliviana, é a atração desta terça no FAM

23/06/2015 08:35

A articulação entre as ditaduras latino-americanas na criação da famigerada Operação Condor volta à cena, desta vez sob a visão dos bolivianos, que viveram anos de perseguição e morte durante a ditadura que se instalou no país, de 1964 a 1982. Em Olvidados, filme desta terça-feira, 23 de junho, na Mostra de Longas Mercosul, o sistema de repressão militar coordenado pelos ditadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai nos anos 70 é o pano de fundo.

Na trama dirigida pelo mexicano Carlo Bolado, um general boliviano aposentado, após sofrer um ataque cardíaco, é atormentado pelas lembranças do seu passado e decide, em seu leito de morte, contar para seu único filho seus maiores segredos em busca de redenção.

O filme, indicado à vaga de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2015 e exibido no Festival de Cannes em maio, traz a estrela boliviana Carla Ortiz como produtora e atriz. O filme reúne também talentos da nova cinematografia mexicana, argentina e mexicana. O ator mexicano Damian Alcazar divide a tela com os argentinos Rafael Ferro, Tomáz Fonzi, Ana Calentano, Guillermo Pfening e Lorenzo Quinteros. Do Chile estão presentes Manuela Marteli, Eduardo Paxecho e Schlomit Baytelman, que completam a trama, junto aos bolivianos Jorge Ortiz, Cristian Mercado e Milton Cortez.

Carla Ortiz também divide o roteiro, junto a Elia Petridis e o historiador Mauricio D’Avis. “Este é o primeiro filme boliviano a tratar de um tema tão delicado para nossa história. Neste filme podemos vivenciar novamente aqueles tempos e sentir na carne o que foram os anos em que as pessoas desapareciam com o Plano Condor”, diz Ortiz.

Mais informações na página do filme.

Confira o trailer de Olvidados:

Confira a programação do FAM nesta quarta-feira.

 

Tags: Centro de Cultura e EventosFAMFlorianópolis Audiovisual MercosulFórum Audiovisual MercosulUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina