UFSC firma acordo de cooperação com universidade chilena

22/05/2015 11:34

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) firmou um acordo de cooperação com a Universidad de Magallanes (UMAG), no Chile, que permitirá o intercâmbio de estudantes, docentes e técnico-administrativos, além de atividades de pesquisa conjuntas. A assinatura do documento foi realizada na manhã de quarta-feira, 20 de maio, no campus de Florianópolis.

Foto: Leonardo Alexandre Reynaldo/DGC/UFSC.

Andrés Muñoz, Aguinaldo Pinto, Lúcia Helena, Juan Oyarzo Pérez e José Maripani. Foto: Leonardo Alexandre Reynaldo/DGC/UFSC.

A reitora em exercício da UFSC, Lúcia Helena Martins Pacheco, recebeu reitor da UMAG, Juan Oyarzo Pérez; o vice-reitor Acadêmico, José Maripani Maripani; e o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Andrés Mansilla Muñoz. O secretário Adjunto de Relações Internacionais da UFSC, Aguinaldo Pinto; o pró-reitor de Graduação, Julian Borba; a pró-reitora de Pós-Graduação, Joana Maria Pedro; e o diretor do Departamento de Projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa, Elias Machado Gonçalves, participaram do encontro.

O acordo prevê, para todas as áreas do conhecimento em comum, o intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores e pessoal administrativo; projetos e atividades de pesquisa; colaboração e participação em seminários, palestras, simpósios, e encontros acadêmicos; programas acadêmicos de curta duração; programas de ensino de graduação e pós-graduação, incluindo doutoramento; convênios de dupla diplomação; e contratos de cotutela.

Cada instituição irá selecionar os estudantes, até dez por ano, que pretendem realizar intercâmbio, dependendo da análise sobre a aceitação pela universidade parceira.

A Universidad de Magallanes é uma instituição pública situada no extremo sul chileno, na cidade de Punta Arenas. Energia, Povoamentos Humanos de Altas Latitudes e Biodiversidade Antártica e Subantártica são suas linhas de pesquisa estratégicas. Segundo Andrés Muñoz, “em breve será iniciada a construção do Centro de Biomedicina de Magallanes, do Centro Antártico Internacional e do Centro Subantártico Cabo de Hornos, que poderá ser utilizados por professores da UFSC em pesquisas conjuntas com os colegas chilenos”.

Mais informações: Sinter.

Fotos: Leonardo Alexandre Reynaldo/DGC/UFSC

Tags: SinterUFSCUMAGUniversidad de MagallanesUniversidade Federal de Santa Catarina