Oficina avalia capacidade de gestão do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

20/05/2015 08:46

O Grupo de Pesquisa Políticas e Serviços Farmacêuticos, vinculado ao departamento de Ciências Farmacêuticas e aos programas de Pós-Graduação em Farmácia da UFSC e em Assistência Farmacêutica – rede de IES, realiza uma oficina de avaliação e validação da matriz avaliativa da capacidade de gestão do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) nos Estados brasileiros nesta quinta-feira, 21 de maio, no Hotel Baia Norte.

A atividade faz parte do projeto de pesquisa “Avaliação da capacidade de gestão do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) nos Estados brasileiros: da construção à aplicação de um modelo”, coordenado pela professora Silvana Nair Leite, que objetiva a construção um modelo de avaliação, visando conhecer os fatores que vem comprometendo ou facilitando a gestão deste componente e propor estratégias de avanços, visando à melhoria do acesso e uso de medicamentos.

O CEAF é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde, caracterizada pela busca da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.

A aquisição de medicamentos envolve percentuais significativos do orçamento da Assistência Farmacêutica, tanto do Ministério da Saúde, quanto das Secretarias de Estado da Saúde. Em Florianópolis, o acesso a estes medicamentos ocorre somente na Farmácia Escola da UFSC, a qual é conveniada com a Secretaria Municipal de Saúde. Nesta Farmácia atuam farmacêuticos da UFSC e da PMF, técnicos e estudantes de graduação.

A oficina contará com a participação de pesquisadores da área, gestores da assistência farmacêutica, representantes das Coordenações Estaduais de Assistência Farmacêutica dos estados e do Ministério da Saúde. Estão confirmadas as presenças do coordenador do CEAF do Ministério da Saúde, os coordenadores da Assistência Farmacêutica dos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pará e Distrito Federal, pesquisadores da USP, UFSC, Univille, Unesc, farmacêuticos de serviços de Itajaí, Joinville, Criciúma e Florianópolis e estudantes de pós-graduação.

Mais informações com Silvana Nair Leite pelo e-mail: silvana.nair@hotmail.com.

Tags: Departamento de Ciências FarmacêuticasGrupo de Pesquisa Políticas e Serviços FarmacêuticosPós-Graduação em Assistência FarmacêuticaPós-Graduação em Farmácia da UFSCUFSC