Ação do ‘Arte na Escola’ apresenta tese de doutorado sobre games e ensino de Arte
A tese de doutorado “Cómo los niñ@s se relacionan con el game arte?” (em tradução livre, “Como as crianças se relacionam com o game art?), de Débora Gaspar, professora do Colégio de Aplicação (CA) e coordenadora-geral do programa “Arte na Escola” – polo UFSC –, será apresentada no dia 7 de maio, quinta-feira, às 15h30, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. O evento é aberto a todos, e haverá certificado para os presentes.

Tese-objeto tem caixas em formato de Tetris e outras peças interativas. Foto: Xavier/Canal 2/Divulgação
O texto apresenta elementos de ficção, ao estilo da literatura infanto-juvenil, além de objetos que se articulam na construção de uma narrativa em diferentes linguagens. O leitor é também um jogador e produtor de conhecimento – não existem regras nem ordem estabelecida para sua leitura. A tese-objeto, como ela define, tem ainda caixas em formato de Tetris (jogo eletrônico em forma de blocos) e outras peças interativas. Apresentado em julho do ano passado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, o trabalho recebeu nota máxima e menção honrosa.
A autora
Formada em licenciatura plena em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Débora Gaspar possui mestrado em Educação pela UFSC e doutorado em Artes e Educação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. Suas pesquisas sempre envolveram os jogos eletrônicos e suas linguagens artísticas. No primeiro ano em que deu aula no Colégio de Aplicação (CA) da UFSC, como professora substituta, em 2003, ganhou o IV Prêmio Arte na Escola Cidadã, promovido pelo Instituto Arte na Escola, na categoria Ensino Fundamental 1, pelo projeto “Você tem fome de quê?: um relato de experiência nas séries iniciais”, ao lado da professora Marília de Borba. Em 2015, depois de voltar ao Brasil e concluir sua tese, assumiu a coordenação-geral do Arte na Escola – polo UFSC.
Arte na Escola
O programa “Arte na Escola” – polo UFSC – faz parte de uma organização que articula instituições brasileiras de ensino superior, culturais e educacionais, com o Instituto Arte na Escola, cujo objetivo é qualificar e oferecer formação continuada aos professores de Arte por meio de parcerias locais, atuando com ensino, pesquisa e extensão artística, aumentando assim, a possibilidade de ações para os professores da rede pública de ensino.
O programa atualmente é coordenado pelo Colégio de Aplicação (CA/UFSC) e foi implantado numa parceria com o Departamento Artístico-Cultural (DAC/UFSC).
Serviço:
O quê: comunicação da tese de doutorado “Cómo los niñ@s se relacionan con el game arte?”, da professora Débora Gaspar.
Quando: 7 de maio de 2015, quinta-feira, às 15h30.
Onde: auditório do 3º andar do CFH da UFSC, campus de Florianópolis, bairro Trindade.
Quanto: gratuito e aberto à comunidade. Haverá certificados para os participantes.
Contato: artenaescola.ufsc@gmail.com e no Facebook.
Saiba mais sobre o “Arte na Escola” – polo UFSC – também pelo site do DAC.
Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCULT/UFSC
Revisão: Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/DGC/UFSC