UFSC finaliza debates antes da consulta pública sobre adesão ou não do HU à Ebserh
O último debate antes da consulta pública pela adesão ou não do HU à Ebserh reuniu cerca de 100 pessoas na segunda-feira, 27 de abril, no auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Como nenhuma frente se inscreveu para defender oficialmente a adesão, a Comissão Organizadora convidou o professor Carlos Eduardo Andrade Pinheiro, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Como representantes da frente contrária à adesão, falaram o estudante de Medicina João Roger e a enfermeira, e integrante do Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra a Privatização da Saúde, Simone Hagemann.
O encontro foi dividido em três momentos: primeiro, as exposições iniciais das duas posições. Depois, o espaço foi aberto para inscrições de dez participantes da plateia que se pronunciaram. Ao final, os representantes a favor e contra à adesão falaram novamente.
A votação será nesta quarta-feira, dia 29 de abril, das 8h às 21h, aberta para servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação stritctu sensu regularmente matriculados; os alunos do Colégio de Aplicação, para serem votantes, deverão ter a idade mínima de 16 anos completos no dia da votação. O resultado não é deliberativo: servirá como referência para o Conselho Universitário, a quem cabe a decisão final.
As informações completas e o regimento estão na página da consulta.