Começam treinamentos de computação no campus da UFSC em Araranguá

14/04/2015 09:30

Estudantes de graduação, pós-graduação e dos ensinos fundamental e médio começaram a treinar para a Maratona de Programação e para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) na sexta-feira, 10 de abril. Os treinamentos, que fazem parte de um projeto dos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Junio Pereira Franco e Priscila Cardoso Calegari, serão realizados todas as sextas-feiras, das 9h às 11h, no campus de Araranguá.

Álvaro revela que sua expectativa é ampliar o número de participantes.  “Acredito que a partir do próximo mês nós tenhamos mais alunos. Neste primeiro momento vamos trabalhar somente com alunos de graduação e pós-graduação da UFSC, mas depois eu espero que venham também os estudantes dos ensinos fundamental e médio.”

O primeiro dia de treinamento contou com a presença de 11 estudantes dos cursos de Tecnologias da Informação e Comunicação e Engenharia de Computação, que tiveram como orientadores o professor Álvaro Franco e um bolsista contratado por meio do projeto. Álvaro conta que o primeiro treinamento envolveu “explicar rapidamente os concursos, dizer as datas importantes das competições e começar a resolver problemas simples de programação, de níveis fácil e médio”.

O professor desafia os alunos com problemas matemáticos e de programação de computadores e confia que, para alguns deles, isso pode ser bastante motivador. “Esses treinamentos podem servir também para levar as competições ao conhecimento de outros estudantes.”

Mais informações sobre os treinamentos no site de notícias da UFSC.

Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC

 

Tags: Álvaro FrancoCampus de AraranguáMaratona de ProgramaçãoOBItreinamentoUFSC