Professor e aluno da UFSC lançam romances ‘Circo’ e ‘Doralina’
Professor e aluno da UFSC lançam – nesta quinta-feira, 26 de março, às 12h, no hall do bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) – dois romances, ambos produzidos pela editora InVerso: Circo, do professor de Literatura Brasileira, Alckmar Luiz dos Santos, e Doralina: uma tardia declaração de amor, de seu orientando da Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET), Luiz Horácio Pinto Rodrigues. Os autores lerão trechos das obras, além de assinar exemplares do público.
O livro Circo compara a situação atual do Brasil com o tempo da ditadura militar. “As histórias dos personagens mostram as diferenças e semelhanças entre sonhos e utopias dos brasileiros antes e agora”, conta o autor. O romance se reveza entre três protagonistas narradores, que trazem seu ponto de vista sobre o que acontece em suas vidas e no país onde vivem, e principalmente o momento histórico. A opção por fazer com que os narradores tivessem alguma relação com o circo é um interesse pessoal do professor pelo tema.
O protagonista da obra de Luiz Horácio, Doralina, revive suas memórias sobre a mãe e conta como lembra de uma mulher amável e meiga, mas ao mesmo tempo se pergunta sobre como ela poderia se tornar sedutora para seu pai. A obra é classificada pelo autor como “exageradamente realista”, porque mostra muita dor e sofrimento, mas enfim representa “uma declaração de amor a uma lembrança que jamais será tristeza”.
Alckmar é formado em Engenharia Eletrônica e mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, e doutor em Estudos Literários pela Université Paris VII. Segundo o professor, ele tem maior afinidade com poesia, mas possui quatro romances publicados, e não pretende parar de escrever.
Luiz Horácio tem graduação em Letras e é mestre em Letras – Linguagens, Interação e Processos de Aprendizagem pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, de Porto Alegre. Ele atua também como colunista, contista e crítico literário, e Doralina é seu quarto romance publicado.
Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC