Oportunidades internacionais: bolsas de estudo e chamadas para pesquisadores brasileiros
A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da UFSC divulga oportunidades de estudo no exterior; os links e anexos estão disponíveis em seu site. Os destaques mais recentes são:
Programa LExS Platinum
A Sinter e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) publicaram Edital para concorrer a uma bolsa do do Programa LExS Platinum Award, com inscrições até 23 de janeiro, destinada a estudante de mestrado dos programas de pós-graduação em Estudos da Tradução, Letras-Inglês, Linguística, Literatura, Filosofia e História, Serviço Social e Relações Internacionais da UFSC.
O estudante contemplado receberá uma bolsa de estudos no valor de € 10.000,00 (dez mil Euros), para estudar na Universiteit Leiden (Holanda) no período de setembro de 2015 a julho de 2016, além da isenção das taxas da Universidade e passagens aéreas de ida e volta.
Mais informações: clique aqui
Edital Conjunto n.º 3/2014/Sinter/PROPG
Cronograma:
Inscrições | De 6/1/2015 a 23/1/2015, das 14h às 18h, de segunda a quinta-feira. e das 9h às 13h, às sextas-feiras |
Resultado da primeira etapa | 26/1/2015 (Até 17 horas) |
Recursos da primeira etapa | Até 27/1/2015 (Até 17 horas) |
Resultado final | 28/1/2015 (Até 18 horas) |
Recursos do resultado final | Até 29/1/2015 (Até 18 horas) |
Bolsa de Estudos na área de Antropologia
A Anthropology Field School é realizada anualmente na ilha de Gozo, no arquipélago maltês. Esta chamada destina-se a alunos pesquisadores abertos aos desafios da pesquisa aplicada. Será oferecida uma oportunidade única de aprendizagem em um projeto de pesquisa multidisciplinar na ilha de Gozo, Malta. As bolsas cobrem parte ou a totalidade do valor da mensalidade para o Verão 2015 na Escola Malta. As Bolsas de estudo serão concedidas com base em uma proposta de pesquisa.
Mais informações: clique aqui
Capes lança chamadas para pesquisadores brasileiros
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou três chamadas para pesquisadores brasileiros:
Prazo de inscrições: 1º de março de 2015.
O Edital n.º 66/2014 da nova cátedra em parceria com e o Polo de Pesquisa e de Ensino Superior Sorbonne Universites, da Franca tem como objetivo conceder bolsa a notável pesquisador e professor sênior do Brasil, especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica, para lecionar e pesquisar na Sorbonne Universites. Serão concedidas duas bolsas no total. As atividades da cátedra ocorrerão durante o ano acadêmico de 2015/2016 em uma das instituições participantes, com duração de um semestre acadêmico (setembro 2015 – fevereiro 2016), e serão realizadas nos idiomas francês ou inglês.
Pré-requisitos: Para se candidatar é necessário ser brasileiro ou estrangeiro com visto de residência permanente no país, com reconhecida competência na área e disponibilidade para as atividades acadêmicas e administrativas atinentes à cátedra; estar em efetivo exercício no magistério da educação superior no momento da seleção, vedada a candidatura por professor aposentado ou com vínculo temporário; estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes; possuir titulo de doutor há pelo menos cinco anos, contados até a data do último dia de inscrição; possuir atuação acadêmica qualificada e reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente; ter fluência em francês ou inglês; não ter sido contemplado anteriormente com bolsa de estudos no exterior na mesma modalidade por agência nacional pública de fomento sob pena de ressarcimento dos valores pagos, monetariamente atualizados.
Prazo de inscrições: 1º de março de 2015.
O edital do Programa Cátedra Capes/Universidade de Bolonha irá conceder bolsa a notável professor e pesquisador sênior do Brasil, especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica, para lecionar e pesquisar na Universidade de Bolonha, Itália. A Cátedra pretende com a seleção aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de ciência e tecnologia brasileiros e estrangeiros, a fim de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil e na Itália, destacando nos meios universitário e de pesquisa italianos o desempenho de notáveis cientistas brasileiros em todas as áreas do conhecimento. Serão selecionados ate dois pesquisadores, cada um pelo período de um semestre acadêmico. As atividades da cátedra ocorrerão durante o ano acadêmico de 2015/2016. Entre os benefícios estão previstos mensalidade, auxílio instalação, auxílio seguro saúde, auxílio deslocamento e acomodação, esta última fornecida pela Universidade de Bolonha. Durante o período da bolsa, o candidato terá acesso as instalações e serviços da universidade normalmente concedidos a pesquisadores visitantes, como espaço para escritório e conexão para internet; acesso a laboratórios e seus equipamentos; acesso a bibliotecas de modo a garantir o sucesso das atividades letivas e de pesquisa executadas pelo bolsista.
Pré-requisitos: O professor selecionado deve estar em efetivo exercício no magistério da educação superior no momento da seleção, e possuir titulo de doutor há pelo menos cinco anos.
Prazo de inscrições: 1º de março de 2015.
O Edital n.º 67/2014 da cátedra em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Catedra Capes/CES), de Portugal, prevê a seleção de notável pesquisador e professor sênior do Brasil, especialista na área de ciências sociais e humanas, para lecionar e pesquisar no CES. Serão selecionados dois pesquisadores. As atividades da cátedra ocorrerão durante o ano acadêmico de 2015/2016. O candidato devera indicar seu período letivo de preferência, se o primeiro (setembro 2015 – janeiro 2016) ou o segundo (fevereiro 2016 – junho 2016), porém a confirmação do período da bolsa dependerá da disponibilidade da Universidade de Coimbra.
Pré-requisitos: Para se candidatar é necessário ser brasileiro ou estrangeiro com visto de residência permanente no país, com reconhecida competência na área e disponibilidade para as atividades acadêmicas e administrativas atinentes à cátedra; estar em efetivo exercício no magistério da educação superior no momento da seleção, vedada a candidatura por professor aposentado ou com vínculo temporário; possuir título de doutor há pelo menos cinco anos, contados até a data do último dia de inscrição; possuir atuação acadêmica qualificada e reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente; não ter sido contemplado anteriormente com bolsa de estudos no exterior na mesma modalidade por agência nacional pública de fomento sob pena de ressarcimento dos valores pagos, monetariamente atualizados.