Professora da UFSC aborda ‘Gestão Costeira em Países em Desenvolvimento’ em conferência na Espanha

23/12/2014 16:49

No dia 17 de dezembro, em Barcelona (Espanha), o Departamento de Geografia da Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) promoveu o Seminário “Pesquisas Brasileiras” com a participação de pesquisadores brasileiros. O seminário teve como objetivo promover troca de conhecimento e experiências teórico-metodológicas entre os pesquisadores, doutorandos brasileiros e os professores do Departamento.

img_8804

Professora do PPGGeo e coordenadora do curso de Oceanografia Marinez Scherer abre conferência na Espanha

A conferência de abertura foi feita pela professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) e coordenadora do curso de Oceanografia, da UFSC, Marinez Eymael Garcia Scherer, com o tema “Gestão Costeira em Países em Desenvolvimento”. Na oportunidade, Marinez fez uma análise e avaliação do processo de gestão costeira dos países da América Latina, sobretudo, do Brasil, sob a ótica do Decálogo, metodologia desenvolvida pela Rede Ibero Americana de Gestão Costeira (Ibermar), da qual é coordenadora geral.Na sequência, os pesquisadores convidados apresentaram as pesquisas de doutorado que estão sendo desenvolvidas no Brasil – em parceria com a UAB – divididas em dois grandes blocos: gestão e gênero.

Deisiane dos Santos Delfino apresentou “Gestão Territorial na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca – Santa Catarina – Brasil, sob a perspectiva do Território e da Paisagem“, desenvolvida  na UFSC e UAB – um dos primeiros estudos relacionados à temática.

Fabiana de Lamare, sobre “Sazonalidade Turística em Balneário Camboriú – Santa Catarina”, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

img_8809

Doutoranda da UFSC Deisiane dos Santos Delfino

Juliana Przybysz, sobre “Interseccionalidade, Prostituição e Maternidade em Ponta Grossa – Paraná”, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Nubia Caramello, do estado de Rondônia, sobre “História Ambiental, Indicadores de Impacto e perspectivas para a Gestão Integrada das Águas na BH Rio Branco e Colorado, Estado de Rondônia, Brasil”, pela UAB.

Rodrigo Rossi, sobre “Experiências de jovens homens na prisão em Ponta Grossa – Paraná”, da UEPG.

Ao final das apresentações, os docentes do Departamento de Geografia da UAB contribuíram com questionamentos e apontamentos teórico-metodológicos para as diferentes pesquisas.

Os cinco doutorandos brasileiros estão em diferentes estágios de desenvolvimento de suas pesquisas e são financiados pela Capes, Ministério da Educação e Governo Brasileiro. Buscam, junto a UAB, conhecer novas metodologias de pesquisa científica, novos referenciais teóricos, assim como, conhecer a realidade, ligada a seus temas de interesse, em diferentes escalas: Cataluña, Espanha e/ou Europa.

Fonte: http://deisianedelfino.com/

 

 

 

Tags: Marinez GarciaPPGGeoUABUFSC