Chamada Pública ajuda na construção do Plano de Cultura para Universidade

13/11/2014 11:07

Área estratégica para o desenvolvimento e transformada em Política de Estado, a cultura passa a receber tratamento prioritário do atual governo. É neste novo cenário que a Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (Secult/UFSC) está lançando uma Chamada Pública para participar e se beneficiar do Edital Mais Cultura nas Universidades, uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Ministério da Cultura (MinC). As inscrições estão abertas até o dia 28 de novembro e as propostas enriquecerão o Plano de Cultura da Universidade. Prevendo recursos de, no mínimo, R$ 50 mil por projeto, a  Chamada Pública é um convite à participação de servidores docentes e técnico-administrativos do quadro permanente e de estudantes regularmente matriculados na Instituição.

“A iniciativa oferece aos diferentes setores a oportunidade de socializar seus projetos e congregar esforços no sentido de proporcionar a inscrição da  UFSC no Edital Mais Cultura  nas Universidades”, enfatiza a professora Zilma Gesser Nunes, da Secult. Plural, abrangente e democrática, a Chamada Pública apresenta como palavra de ordem a inclusão e elege como critério a inovação na perspectiva de transformação social. Abarcando oito grandes eixos temáticos, o edital, segundo Zilma, favorece um leque imenso de projetos e propostas. “A Secult reconhece a abrangência da noção de cultura e, por meio da Chamada Pública, pretende sensibilizar a comunidade universitária sobre a importância da cultura na formação de uma sociedade mais humanizada”, assinala a pró-reitora. Além de mobilizar a comunidade universitária, a Chamada Pública aproxima a Instituição da população. “O reflexo do Plano de Cultura da UFSC na comunidade externa será de mão dupla, pois o público não só receberá o benefício das ações como também poderá ser parceiro nas propostas contempladas pela Chamada Pública”, esclarece a dirigente da Secult.

Afinal, como frisa a pró-reitora, as ações da UFSC “perpassam diversos ambientes e extrapolam o espaço geográfico dos campi, uma vez que por definição daquilo mesmo que representam, as ações ligadas à cultura e à arte têm abrangência social de per si”.  A UFSC tem campus em Florianópolis, Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau. Motivar a sua participação também é uma forma de envolver a sociedade na formulação do plano e da consolidação da política de cultura da UFSC, pensa Zilma. Quando fala da relevância do edital, a pró-reitora ressalta quatro objetivos fundamentais: a formação artística, cultural, cidadã e crítica de estudantes que integram a educação superior; a formação e a inovação em arte e cultura; a qualificação de recursos humanos; e o estímulo a discussões e ações  sobre os saberes tradicionais e populares. Outro mérito da política pública, explicitado no programa, está no fortalecimento do campo das artes e da cultura a partir da inclusão social e do respeito à diversidade. A UFSC está empenhada na construção de uma proposta em consonância com os valores divulgados e defendidos pela Secretaria de Cultura: “ética, pluralidade, sensibilidade, criatividade, diálogo, liberdade e valorização do ser humano”.

As propostas devem, necessariamente, estar inseridas em pelo menos uma das linhas temáticas definidas no edital: educação básica;  arte, comunicação,  cultura das mídias e audiovisual; arte e cultura digitais; diversidade artística-cultural; produção e difusão das artes e linguagens; economia criativa, empreendedorismo artístico e inovação cultural; arte e cultura: formação, pesquisa, extensão e inovação; e memória, museus e patrimônio artístico-cultural.

A Secult, buscando sensibilizar a comunidade universitária, chama a atenção da importância de fomentar a pesquisa aplicada, a inovação e a extensão universitária e tecnológica em arte e cultura, “incluindo a comunidade externa às instituições e agregando saberes e práticas de empreendedorismo e inovação oriundos da sociedade”. Esse diálogo e essa parceria com a sociedade legitimam e valorizam a construção do chamado Plano de Cultura da UFSC.

De acordo com o edital, são consideradas Iniciativas Parceiras os agentes coletivos ou individuais, de personalidade física ou jurídica, de natureza pública ou privada: instituições de ensino como escolas e centros de ensino básico, técnico, superior, profissionalizante e tecnológico, instituições de ensino superior de âmbito municipal, estadual e federal, equipamentos culturais externos, associações, institutos e fundações com fins e atuação nas áreas de educação, arte e cultura, ciência, tecnologia, inovação e ações voltadas para a inclusão e o desenvolvimento social, econômico e cultural; gestores e produtores culturais, pontos de cultura, movimentos sociais, artísticos e culturais, entidades comunitárias, gremiais e de classe, centros culturais, comunidades locais e tradicionais por intermédio de seus instrumentos de representação, artistas , mestres de saberes populares e profissionais que atuem em atividades artísticas e culturais ou que possam, a partir de suas práticas e saberes, contribuir em parte ou integralmente para a concretização do Plano de Cultura almejado.

A Chamada Pública abre um chapéu imenso para abrigar, incentivar e valorizar a cultura. Os eixos temáticos contemplam a cultura local, rural, de rua, afro-brasileira, indígena, digital, hip hop, de periferia, quilombola, LGBT, entre outros. O edital  prevê também projetos que ampliem currículos específicos, cursos, grupos e laboratórios de pesquisas em Cidadania e Diversidade Cultural. Beneficia igualmente todo tipo de manifestação artística ( circo, teatro, dança, cinema, TV, música, literatura, cordel, lendas, mitos, contação de histórias, artes gráficas, pintura, desenho, fotografia, escultura, grafite etc). Objetiva  ainda fortalecer políticas e equipamentos voltados à Economia Criativa no âmbito das instituições de ensino e pesquisa, bem como incentivar a capacitação e a qualificação de recursos humanos em arte e cultura. Outra meta é implantar e manter instituições museológicas nas universidades voltadas à preservação da memória universitária e da comunidade do seu entorno.

As regras, prazos, exigências, critérios e condições para participação estão explicitadas na Chamada Pública disponibilizada no site da Secretaria de Cultura da UFSC:  www.secult.ufsc.br. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail: secult@contato.ufsc.br ou pelos fones: (48) 3721-2376 e 3721-8304. Entrevistas com a professora Zilma Gesser Nunes: (48) 8449-07076; e-mail: zilmagn@gmail.br

Moacir Loth / Jornalista da Agecom/DGC/UFSC

Tags: chamada públicaPlano de CulturaSecretaria de CulturaUFSC