Solenidade marca início de visitação pública à Sepex

30/10/2014 11:34

A 13ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi aberta oficialmente na tarde desta quarta-feira, 29 de

Público visita estandes da 13ª Sepex da UFSC. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

outubro. A solenidade contou com a presença das reitoras da Universidade e membros da Administração Central, além de representantes de fundações de amparo e representantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e das Secretarias Estadual e Municipal de Educação.

A reitora Roselane Neckel deu as boas-vindas aos participantes e visitantes da Sepex e ressaltou o caráter social do evento. “A realização da Sepex é uma demonstração do esforço de toda a UFSC em prol da produção e divulgação do conhecimento, e é um exemplo do compromisso da Universidade com o povo brasileiro que mantém esta instituição”, salientou Roselane. Ela fez questão de que subissem ao palco diversos representantes de pró-reitorias e secretarias, como forma de evidenciar o trabalho coletivo que possibilitou a realização do evento.A vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco acrescentou que a Sepex é uma atividade fundamental da Universidade e agradeceu o esforço das equipes responsáveis pela organização. “A Sepex é também uma grande oportunidade para que os alunos do Ensino Médio possam conhecer melhor os cursos da UFSC e as atividades desenvolvidas aqui antes de ingressarem no Ensino Superior”, destacou.

Tendas instaladas no campus da UFSC abrigam os estandes da Sepex. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

A Sepex acontece, neste ano, em duas etapas: a primeira delas ocorreu de 22 a 25 de outubro, com a realização de cerca de 200 minicursos; e a segunda, que iniciou no dia 29 de outubro e vai até sábado, dia 1º de novembro, e reúne exposições de trabalhos de pesquisa e extensão em 125 estandes, além de apresentações artístico-culturais e oficinas. O tema desta 13ª edição é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. As Pró-Reitorias de Extensão (Proex), Pesquisa (Propesq), Graduação (Prograd), Pós-Graduação (PROPG) e Administração (Proad) são responsáveis pela realização do evento.

O pró-reitor de Extensão, Edison da Rosa, elogiou as novidades na programação da Sepex deste ano, em especial as oficinas que estão sendo ministradas paralelamente nos demais campi da UFSC. “Estamos com uma organização melhor, de movimentação facilitada, espaços mais amplos e abertos. Convidamos toda a comunidade catarinense a conhecer a nossa programação e vir visitar a Sepex”, disse o pró-reitor.

O ex-reitor da UFSC e Secretário Municipal de Educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz, destacou o sucesso e o aperfeiçoamento que a SEPEX vem recebendo a cada ano. “É uma grande oportunidade de mostrar à sociedade catarinense o que se faz na UFSC e a integração dos pilares Ensino, Pesquisa e Extensão. A cidade ganha, o país ganha. Parabéns a todos pelo aperfeiçoamento contínuo deste evento”, ressaltou.

Mais informações: http://sepex.ufsc.br

Mayra Cajueiro Warren