Professora de Portugal faz abertura dos seminários sobre literatura infantil e juvenil na UFSC

15/10/2014 11:47

A cerimônia de abertura do VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ) e do I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (Selipram) foi realizada nesta quarta-feira, 15 de outubro, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Além de apresentações artístico-culturais, a abertura contou com a conferência sobre as Tendências Contemporâneas da Literatura para a Infância e Juventude Portuguesa. O evento vai até o dia 17 de outubro e é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade.

DSC_0132

Seminários de Literatura Infantil e Juvenil na UFSC. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

A conferência de abertura foi ministrada pela professora Ana Margarida Ramos, da Universidade de Aveiro (Portugal). Segundo a pesquisadora, tanto o Brasil quanto seu país têm feito avanços consideráveis no campo da literatura infanto-juvenil. “As pessoas falam muito da crise do livro, mas a verdade é que nunca houve tantos livros como há agora, pois nunca antes houve tantas crianças alfabetizadas. Em Portugal, houve um progresso considerável nos últimos 20 anos. Temos um plano nacional de leitura desde 2007. E aqui no Brasil está sendo feito um caminho paralelo, reduzindo-se o número de crianças fora da escola e fazendo-se campanhas e programas de alfabetização”, explica a professora.

A cerimônia contou com a presença do diretor de Centro de Ciências da Educação (CED), Nestor Manoel Habkost, da coordenadora do PPGE, Luciane Maria Schlindwein, e da coordenadora do curso de Pedagogia, Clarícia Otto.

Confira aqui a programação completa dos três dias do evento.

Mais Informações: http://literaturainfantilejuvenil.wordpress.com/

Wagner Reis/Estagiário de Jornalismo da Agecom/DGC/UFSC

Tags: Ana Margarida RamosCEDUFSCVI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil