Campus de Joinville vai oferecer mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas

03/09/2014 17:39

A partir de 2015, o campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terá o seu primeiro curso de pós-graduação: o mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas (Pós-ECM). Serão três áreas de concentração para linhas de pesquisa: “Materiais”, “Fenômenos de Transporte” e “Desenvolvimento de Sistemas de Engenharia”.

A primeira turma já começa em março, e o período é de 24 meses. “Este mestrado, de certa forma, tem seu embrião na Engenharia Mecânica, um curso em que a UFSC tem muita tradição; então nossas expectativas de sucesso são elevadas”, avalia Juarez Vieira do Nascimento, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação. A entrada será anual, após edital de seleção – o primeiro será entre novembro e dezembro deste ano.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação é o professor Luis Orlando Emerich dos Santos; e o subcoordenador, Breno Salgado Barra. Eles trabalham desde o ano passado para agregar diferentes áreas e atender a demandas dos estudantes e do mercado regional, também como maneira de fixar mão de obra altamente qualificada em Joinville e fortalecer a graduação, ao oferecer perspectiva de formação continuada. No final de agosto, quando se formou a primeira turma do campus, a diretora-geral Catia Regina Silva de Carvalho Pinto já convidou os formandos a ingressar na pós-graduação. “É uma turma em que já observamos potencial, com muitos estudantes que participaram da iniciação científica”, avalia.

No início, o Programa oferece 20 vagas. Serão também 20 professores, e o curso vai dispor de instalações próprias, no bloco E, na rua João Colin, com salas de aula, coordenadoria, secretaria, sala de alunos e sala de atendimento de professor.

Fabio Bianchini/Jornalista na Agecom/UFSC

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC

Tags: Campus de JoinvillePós-Graduação em Engenharia MecânicaUFSC