UFSC sedia 14º Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 20 a 22 de agosto, o 14º Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU), que reúne mais de 70 ouvidores de universidades públicas e privadas, além de representantes de ouvidorias de hospitais universitários, órgãos de educação e fornecedores.
O encontro acontece logo após outro importante evento do setor das ouvidorias, o 17º Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), que foi realizado de 18 a 20 de agosto, em Florianópolis.
Vice-presidente do Fórum e ouvidor da UFSC, Arnaldo Podestá esclarece que a programação, com palestras, debates e oficinas, interessa também outros tipos de ouvidorias, além das universitárias. “Recebemos pedidos de participação de secretarias de educação e ouvidorias de alguns hospitais universitários, que terão suas próprias oficinas temáticas. Todos ajudarão a elaboração da Carta de Florianópolis, documento que será gerado a partir deste evento, reunindo as principais necessidades das ouvidorias e nossos encaminhamentos”, salienta Podestá.
O encontro do FNOU na UFSC é recordista no número de instituições participantes: são mais de 70 representantes. “É uma oportunidade ímpar de fortalecer as ouvidorias universitárias com capacitação, debates e troca de experiências muito benéficas para o nosso movimento”, ressalta o presidente do FNOU, Alan Santos de Oliveira. “Nosso objetivo principal é que as ouvidorias se fortaleçam. A cada encontro elaboramos uma carta, com pedidos que encaminhamos ao Ministério da Educação e aos dirigentes das universidades. São solicitações para que as ouvidorias possam, cada vez mais, cumprir seu papel de atender toda a comunidade acadêmica e externa”, acrescenta Oliveira.
A abertura do evento na última quarta-feira, dia 20, contou com a presença da vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco e da diretora-geral de Comunicação da UFSC, Tattiana Teixeira. “É uma oportunidade para que todas as demandas das universidades sejam colocadas em comum, para que possamos descobrir e entender como podemos efetuar melhorias às ouvidorias”, destaca a vice-reitora.
O grupo de canto Vozes da Ilha em Seresta, que faz parte do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da UFSC, apresentou-se na abertura do evento. Nesta sexta-feira, dia 22, estão previstas duas palestras, oficinas temáticas coordenadas e a elaboração da Carta de Florianópolis. Confira a programação completa aqui.
Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@ufsc.br