Maior festa açoriana do país será realizada de 22 a 24 de agosto em Florianópolis
A 21ª edição da maior festa açoriana do país, a AÇOR, promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Prefeitura Municipal de Florianópolis, será realizada nos dias 22, 23 e 24 de agosto. Os preparativos, contudo, já começam no dia 8 de agosto, com a entrega do Troféu Açorianidade 2014.
Às 19h30min, no salão paroquial da Freguesia do Ribeirão da Ilha (rua Alberto Cavalheiro, 258 – praça Herminio Silva, Ribeirão da Ilha, Florianópolis), em uma cerimônia cultural e gastronômica, serão homenageados aqueles que demonstraram esforço e atuação em prol do desenvolvimento da pesquisa, preservação e divulgação da cultura açoriana em Santa Catarina. Os nomes são indicados e aprovados, por votação, pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC, integrado por 65 instituições (prefeituras, universidades, fundações e associações culturais). O NEA é responsável pela realização do evento, em conjunto com a Fundação Franklin Cascaes, com apoio do Governo dos Açores, Secretaria de Estado de Organização e Lazer (Funcultural) e Santur.
Com entrada gratuita e aberta ao público, a festa tem o objetivo de mostrar o que há de mais autêntico e original no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade açorianos. Haverá estandes e apresentações culturais, exposições fotográficas, mostra de vídeos, palestras e lançamento de livros. Também haverá a apresentação dos trabalhos, em exposição, de 15 escolas da rede municipal de ensino que aderiram ao projeto do Núcleo de Estudos Açorianos.
Nos três dias de festa serão mais de 48 apresentações folclóricas e dois shows musicais. No dia 23 de agosto, às 10h, no Centro Histórico de Florianópolis, ocorrerá o desfile folclórico dos grupos participantes da festa. No domingo dia 24 de agosto, às 9h30min, na igreja de Santo Antônio de Lisboa, os participantes celebrarão a Missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, com a participação de seis cantorias e 19 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios.
As cidades de Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Palhoça e Sombrio também já foram sede da festa.
Mais informações: (48) 3721-8605 (NEA/UFSC), 3324-1415 (Fundação Franklin Cascaes) e www.nea.ufsc.br.
Relação dos agraciados com o Troféu Açorianidade 2014
Troféu Açorianidade 2014 – Ilha Terceira
Grupo Folclórico
Grupo Reis do Oriente – Içara
Troféu Açorianidade 2014 – Ilha São Jorge
Personalidade
Celso Sandrini – Florianópolis
Troféu Açorianidade 2013 – Ilha do Pico
Mestre dos Saberes e Fazeres
Luzair Mauro Martins – Palhoça
Troféu Açorianidade 2014 – Ilha do Faial
Administração Municipal
Prefeitura Municipal de Itapema
Troféu Açorianidade 2014 – Ilha Graciosa
Pesquisador
Elza de Melo Fernandes – Içara
Troféu Açorianidade 2014 – Ilha das Flores
Artista Plástico
Marcelo Calazans Ribeiro – Florianópolis
Troféu Açorianidade 2014 – Ilha São Miguel
Instituição de Ensino Superior ou Cultural
Irmandade Senhor dos Passos – Florianópolis
Troféu Açorianidade 2014 – Ilha do Corvo
Artesão
Manoel Constante – Garopaba
Troféu Açorianidade 2014 – Ilha Santa Catarina
Escola de Ensino Fundamental ou Médio
Escola Básica Aníbal Nunes Pires – Florianópolis
Troféu Açorianidade 2014 – Especial
Grupo Folclórico Casa dos Açores de São Paulo
Troféu Açorianidade 2014 – 21º AÇOR
21 ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina
Prefeitura Municipal de Florianópolis
Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC