Curso ‘Educação na Cultura Digital’ começa nesta segunda

25/08/2014 08:41

O curso de especialização “Educação na Cultura Digital”, criado pelo Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (Nute) da UFSC, em parceria com o MEC, será realizado nos dias 25 e 26 de agosto, no Oceania Convention Center, em Florianópolis. O evento também dá início à mídia social “Educação na Cultura Digital”, elaborada em parceria com o  Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) da UFSC. O curso destina-se a professores e gestores de escolas públicas de Santa Catarina e aos formadores dos núcleos de tecnologia do Estado e dos municípios.

A abertura acontece às 9h, seguida de uma palestra com a professora Rosane Aragón, doutora em informática e coordenadora do Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assista à transmissão ao vivo em http://www.educacaonaculturadigital.ufsc.br/ À tarde, os alunos do curso se reunirão em grupos com a equipe docente do Plano de Ação Coletivo (PLAC). A partir das 18h30min, haverá um Café Científico com a participação do diretor de conteúdo do Science Blogs Brasil, Rafael Soares, e da professora Marinilde Karat, adepta do uso pedagógico de blogs e novas tecnologias. Na terça-feira, os cursistas participarão de reuniões com os docentes do PLAC, das 9h às 12h e das 14h às 17 horas.

A proposta do curso é contribuir para a formação de educadores capazes de interagir de maneira criativa e crítica com as tecnologias digitais de comunicação e integrá-las aos currículos escolares. A metodologia articula estudo, reflexão e experiência em conjunto com a mídia social [link: educacaonaculturadigital.ufsc.br], cujo objetivo é propiciar um espaço de maior circulação e compartilhamento de produções dos educadores sobre as relações entre educação e cultura digital.

A mídia social “Educação na Cultura Digital” tem o intuito de ser um espaço de publicização, compartilhamento de saberes, no qual os professores se apropriem e se tornem os construtores dela. “O professor é um produtor de conhecimento educacional e pedagógico, e a ideia é de que ele veja nessa mídia um espaço de canalização de práticas, pesquisas, opiniões e relatos produzidos por diferentes atores que tenham algo a dizer sobre as relações entre educação e cultura digital”, afirma o coordenador da especialização oferecida pela UFSC e professor do Centro de Ciências da Educação (CED), Henrique Silva.

Mais informações: http://www.educacaonaculturadigital.ufsc.br/

Tags: Educação na Cultura DigitaLantecNUTEUFSC