Campus UFSC Joinville comemora cinco anos de criação

04/08/2014 12:07

Campus JoinvilleO campus de Joinville completa cinco anos hoje. Inaugurado no dia 4 de agosto de 2009 com recursos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), a instituição recebe 400 novos alunos a cada ano.

Os oito cursos oferecidos (Engenharia Naval, Engenharia Automotiva, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Infraestrutura, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Aeroespacial e Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade) são estruturados pelo Centro de Engenharias da Mobilidade (CEM). Com 80 professores e 24 técnicos administrativos, os cursos têm duração de 10 semestres e turno de funcionamento integral.

Atualmente, o CEM está instalado em edifícios alugados no bairro Santo Antônio, em Joinville. Em data futura, deve ser transferido para um terreno doado pelo governo do estado de Santa Catarina, no km 51/52 da BR-101. A nova estrutura, cuja construção está em andamento, terá uma área de 1.181.190,07 m² que abrigará salas de aula, auditórios, laboratórios, gabinetes administrativos e de professores. Além disso, a construção de uma pista de testes com aproximadamente 1.600m de comprimento também está prevista. Sua função será auxiliar o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre movimentação de veículos e a infraestrutura necessária para o seu deslocamento.

Mais informações: UFSC Joinville

Samantha Sant’Ana