Programas e projetos aprovados no Edital Proext 2015

29/07/2014 17:35

Dois programas e quatro projetos foram aprovados no Edital PROEXT MEC SESu 2015 e receberão recursos financeiros do governo federal. O apoio visa estimular o desenvolvimento social e o lado crítico dos estudantes por intermédio da experiência profissional voltada à cidadania e à função social da educação superior. Conheça os projetos e programas aprovados.

O projeto “Imigração e Etnicidade: como nascem as escolas em Santa”, do Centro de Ciências da Educação (CED), coordenado pelo professor Ademir Valdir Santos, tem como objetivo analisar e identificar o nascimento e a transformação das escolas primárias de Santa Catarina no início dos séculos 19, 20 e 21, para contribuir na formulação e avaliação de políticas públicas em Educação nos dias de hoje. Mais informações: Ademir Valdir Santos: (48) 3721-9245.

O programa “Psiquiatria em Análise: da saúde do paciente às questões da saúde do trabalhador” é dividido em dois eixos: um para a saúde do trabalhador e outro para a sua reabilitação. O primeiro analisará os problemas ergonômicos dos trabalhadores no seu local de trabalho e buscará promover ações que melhorem a saúde e a qualidade de vida, além de auxiliar a prevenção de acidentes e a minimização de riscos. Já as ações de reabilitação serão feitas com pacientes da unidade do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina, em São José, que necessitem de reabilitação física. O coordenador do programa é Eugenio Andrés Díaz Merino, que é também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Mais informações: (48) 3721-6403.

O “5° Aqi na Rua – a extensão universitária como veículo de transferência de conhecimentos” é uma mostra técnico-científica com o objetivo de expandir o conhecimento da população sobre a aquicultura catarinense, por meio da exposição de utensílios e ferramentas usados por aquicultores e pescadores, e as principais espécies – vivas e fixadas (em álcool, resina ou formol). As mostras, coordenadas pela professora do Centro de Ciências Agrárias, Katt Regina Lapa, serão realizadas nas cidades de Florianópolis, Itajaí, Lages e Laguna, que possuem centros de apoio e capacitação técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Mais informações: (48) 3721-5471.

O projeto “Agricultura Legal” é coordenado pelo professor Alexandre Siminski, do curso de Engenharia Florestal da UFSC, no campus de Curitibanos, e seu objetivo é aumentar a conservação das áreas protegidas pelo Código Florestal Brasileiro e modificadas por comunidades agrícolas. Cursos sobre sistemas agroflorestais, legislação ambiental e recuperação florestal serão ministrados; e atividades para a recuperação de nascentes de rios e a manutenção dos mananciais utilizados pela comunidade, desenvolvidas. Mais informações: (48) 3721-4170.

O “Papo Sério” foi criado em 2007 e problematiza as representações de gênero e sexualidade em escolas públicas da Grande Florianópolis. Passaram pelo projeto 5 mil estudantes e 197 professores de  74 escolas. Coordenado pela professora Miriam Pillar Grossi do Departamento de Antropologia, suas atividades são oficinas e concurso de cartazes temáticos sobre assuntos como homofobia, lesbofobia, transfobia, direitos reprodutivos e DSTs. O objetivo é contribuir para o crescimento do jovem cidadão pelo aprendizado conseguido no debate sobre esses assuntos. Mais informações: (48) 3331-8805.

Plantas medicinais e os cuidados com a saúde” busca uma conexão entre as ciências humanas e biológicas. Coordenado pela professora Renata Paladri Sigolo Sell, do Departamento de História da UFSC, o projeto propõe-se a estimular jovens e adolescentes dos ensinos superior e básico para o estudo da fitoterapia e sua história. As atividades desenvolvidas serão a pesquisa da história oral, além de oficinas de educação ambiental e de conhecimento sobre as ervas medicinais. Mais informações: (48) 3331-8630.

Mais informações: (48)  3721-7428.

Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC

Felipe Freitas/ Estagiário de Jornalismo

Claudio Borrelli / Revisor de Textos

Tags: Edital Proext MEC SESu 2015PROEXUFSC