EdUFSC internacionaliza conhecimento sobre modelos de escola

08/07/2014 08:56

sociologia_da_educacao_2As políticas e modelos de ensino da Inglaterra, dos Estados Unidos, da França e do Brasil são analisados pela professora e pesquisadora Ione Ribeiro Valle no livro Sociologia da Educação – Currículo e saberes escolares, cuja segunda edição acaba de ser lançada pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). A obra, que integra a conceituada Coleção Didática, contrapõe a internacionalização do conhecimento à doutrina do neoliberalismo, apontando caminhos políticos “comprometidos com a justiça social”. A partir das experiências estudadas, a autora busca subsidiar a implementação de políticas públicas capazes de resistir e conter a “grande peste” representada pela filosofia neoliberal.

Tradutora de Homo Academicus e Os herdeiros, de Pierre Bordieu, a professora do Centro de Ciências da Educação da UFSC acredita que uma outra globalização seja possível, isto é, “associada à discussão de ideias que preconizam não a concorrência e a luta de todos contra todos, inspirada num individualismo desenfreado, mas a colaboração e a solidariedade dos pesquisadores na cidade científica mundial reunidos pela complementaridade e pela apresentação e discussão de suas abordagens”, como salienta na introdução a pesquisadora francesa Claude Carpentier. Ione, após dissecar modelos de quatro países, faz uma defesa engajada da internacionalização dos saberes escolares ou dos conteúdos curriculares. Negando a suposta neutralidade ideológica dos intelectuais, Ione aposta, cada vez mais, no engajamento ético e político dos sociólogos da Educação em defesa da “consolidação de uma atitude crítica em face da escolarização” e da “compreensão das particularidades dos sistemas de ensino”.

Ao escrever o livro, a autora partiu do pressuposto correto de que “está em curso uma profunda redefinição teórica no campo da pesquisa educacional”. Neste sentido, esboça um enfoque acadêmico de diferentes realidades e contextos. Apesar dos avanços nas pesquisas, a estudiosa conclui que falta uma maior mobilização dos docentes, dos pesquisadores e das universidades. Para ela, há necessidade de “analisar com maior criticidade os saberes escolares”, o que, na sua opinião, “permitirá lançar um novo olhar sobre a reprodução cultural que se opera no cotidiano escolar”. Nos seis capítulos do livro, a autora assume exatamente este desafio, facilitado com a exibição de uma pesquisa didática, ampla, acessível e globalizada. A pesquisadora enriquece a obra com uma figura que aponta a redifinição do campo da Sociologia da Educação e do Currículo a partir das teorias e experiências dissecadas em 116 páginas.

Com doutorado e pós-doutorado na França, Ione Ribeiro Valle, além de professora na UFSC, atua como bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Lançou em 1996, também pela EdUFSC, o livro Burocratização da educação: um estudo sobre o Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina.

A Coleção Didática passou recentemente por uma reformulação gráfica e editorial. Somando mais de 80 títulos, é uma referência para as universidades e faculdades brasileiras. São obras novas ou reeditadas, abarcando um amplo espectro de áreas do saber. “Um time de autores de grande prestígio e com larga experiência em sala de aula e laboratório garante a qualidade e a atualidade da Coleção”, que, segundo o diretor Fábio Lopes, é uma das prioridades da sua gestão na EdUFSC.

Mais informações:

Editora da UFSC – (48) 3721-9408; www.editora.ufsc.br
Diretor executivo – Fábio Lopes (flopes@cce.ufsc.br); (48) 9933-8887

Moacir Loth /Jornalista da Agecom / UFSC
moacir.loth@ufsc.br

 

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