Aspectos da causalidade em saúde serão debatidos nesta quinta no CCS

15/05/2014 07:50

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da UFSC convida a comunidade acadêmica para a palestra “Causalidade em saúde: discutindo a questão a partir de aspectos teóricos, metodológicos e estatísticos”, que será ministrada pelo professor Michael Reichenheim, no dia 15 de maio, às 9h, no auditório do Bloco H do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Michael Reichenheim possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Saúde Materno-Infantil (1984), doutorado em Saúde Pública (1988) pela University of London e pós-doutorado em Bioestatística no Institute of Public Health na University of Cambridge.

Com mais de 100 artigos publicados, Reichenheim é professor adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atua como editor associado dos periódicos científicos Cadernos de Saúde Pública e Paediatric and Perinatal Epidemiology.

Com trajetória de pesquisa na área de Epidemiologia da Saúde Materno-Infantil, há alguns anos vem focalizando a Epidemiologia da Violência Familiar (VF), não só aquela envolvendo crianças e mulheres grávidas, mas também idosos. O Programa de Investigação Epidemiológica em Violência Familiar do qual o pesquisador faz parte tem enfocado a busca de conhecimento sobre a magnitude da VF no âmbito dos serviços de saúde e suas consequências. Especial atenção tem sido dada ao desenvolvimento metodológico conexo, especialmente em relação aos processos (modelos) de adaptação transcultural de instrumentos de aferição – incluindo desenvolvimento de programas de computador, material instrucional em meio impresso e digital etc.

Mais informações no site http://ppgsc.ufsc.br/; (48) 3721-6130 ou ppgsc@contato.ufsc.br

Tags: Causalidade em saúdeCCSMichael ReichenheimPós-Graduação em Saúde ColetivaUFSC