Revista da EdUFSC discute temas polêmicos, atuais e plurais
A revista Subtrópicos, publicada pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), exibe crítica, criatividade e pluralidade no seu quinto número. Com artigos de várias áreas do conhecimento, abre e equilibra o espaço para opiniões de autores locais, nacionais e internacionais. Por exemplo, enquanto o professor de Sociologia Política Jacques Mick tenta entender e explicar a corrupção no Brasil, o e ex-governador e professor Esperidião Amin esforça-se para divulgar e valorizar a Guerra do Contestado.
Ao mesmo tempo em que a pós-doutora Jade Gandra Dutra Martins analisa Lars Von Trier e a reescritura do cinema, na outra ponta, o professor e escritor alemão Detlev Claussen disseca a obra de Herbert Marcuse. Ex-candidato a prefeito, o professor de Planejamento Urbano Elson Manoel Pereira faz uma crítica oportuna e direta ao novo e polêmico Plano Diretor de Florianópolis. Já o professor e poeta Heron Moura faz uma “viagem” ao Uruguai, concluindo que “todo poeta é um pouco uruguaio, neste sentido de falar para uma multidão de si mesmo”.
Doutor em Teoria Literária, o lageano Raul Arruda Filho estimula os leitores de Subtrópicos em 14 movimentos pélvicos em torno da pornografia. A entrevista das páginas centrais, conduzida pelo editor Dorva Rezende, realça a obra e o pensamento da jovem escritora paranaense Luci Collin, que rompe as fronteiras do gênero, transitando na poesia, no conto e no romance. Outra novidade desta edição está na contracapa, onde o artigo dá lugar à fotografia premiada de Beto Pestana, que gosta de “fotografar pessoas e pássaros, inseridos em um ambiente urbano”.
A exemplo dos números anteriores, o diretor da EdUFSC, Fábio Lopes, aproveita para incentivar a leitura com breves resenhas sobre os últimos lançamentos. Subtrópicos recomenda três títulos: Contos Mércio, de Kurt Schwitters; Sociologias da Alimentação: Os comedores e o Espaço Social Alimentar, de Jean-Pierre Poulain; e A Terra do Não–Lugar: Diálogos entre Antropologia e a Performance, organizado por Paulo Raposo, Vânia Z. Cardoso, John Dawsey e Teresa Fradique. A direção EdUFSC anuncia, no mesmo número, que os 50 anos de carreira do escritor Salim Miguel serão marcados, em 2014, com três lançamentos: um romance inédito, uma antologia e uma homenagem ao autor e ex-diretor da editora universitária. Entusiasmado, o diretor da EdUFSC comemora duas “preciosidades”: As Categorias, de Aristóteles em edição trilíngue; e Iraque: dos primórdios ao presente, de autoria do embaixador Bernardo de Azevedo Brito.
Segundo Jacques Mick, “estudar o habitus dos que ocupam o topo da pirâmide social pode nos levar a entender melhor a combinação entre a duração renovada da corrupção e extravagantes práticas da distribuição social de ricos e novos ricos”. O artigo provoca os pesquisadores a prestar uma atenção maior aos corruptos e corruptores da iniciativa privada. Para facilitar a compreensão dos leitores e explicitar seus argumentos, o autor usa como gancho o conteúdo e as imagens do filme Blue Jasmine,de Woody Allen. Leia o artigo “O habitus da corrupção”.
A revista completa está disponível no link: http://issuu.com/ayrtoncruz/docs/subtropicos_n05
Mais informações:
EdUFSC – (48) 3721-9408;
www.editora.ufsc.br
Diretor executivo: Fábio Lopes (flopes@cce.ufsc.br) / (48) 9933-8887
Moacir Loth / Jornalista na Agecom / UFSC
moacir.loth@ufsc