Projeto ‘Astronomia e Física vão à Escola e à Comunidade’ realiza curso de mediação científica para alunos da UFSC

27/03/2014 15:27

O Curso de Introdução à Mediação Científica é a primeira ação pública do projeto “Astronomia e a Física vão à Escola e à Comunidade” na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a ser realizado nos dias 1º, 3 e 4 de abril, das 14h às 17h, no Planetário. O curso é aberto aos estudantes de todos os cursos da UFSC. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail astronomia.fisica.comunidade@gmail.com. O projeto teve início em 2012 e tem como principal meta fomentar o interesse da comunidade escolar e local pela Astronomia e ciências afins.

O mesmo curso está sendo ministrado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), nos dias 25, 27 e 28 de março, em parceria com a professora da disciplina de Astronomia (obrigatória no bacharelado e na licenciatura em Geografia) da Faed, Daniela de Souza Onça. São três encontros – de três horas -, e o último será realizado no Planetário. Na segunda semana de abril – dias 8, 10 e 11 – o mesmo curso será realizado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com a participação do professor de Física e coordenador geral do Núcleo de Estudos e Observação Astronômica “José Brazilício de Souza” (Neoa), Marcos Aurélio Neves, com o último encontro também no Planetário.

O objetivo do curso é divulgar o projeto e a mediação científica em exposições, além de estabelecer contato direto com estudantes das três instituições de ensino técnico e superior parceiras, que tenham interesse em conhecer mais o projeto e participar dele tanto como mediadores ou na realização de estágios, trabalhos de conclusão de curso (TCC’s) e pesquisas de pós-graduação.

Até o momento, foram feitas duas apresentações do projeto para professores de ensino fundamental da rede pública municipal, com professores das áreas de Geografia, Ciências e com auxiliares de laboratório. E na próxima semana, inicia também as ações de formação com os professores de ciências e com os auxiliares de laboratório.

Equipe do projeto: coordenador Everton da Silva, professor do Departamento de Geociências da UFSC, técnicas do Planetário, Edna Esteves da Silva e Tânia Maris Pires da Silva; físico Ricardo Gutierrez Garcés; geóloga Ofélia Ortega; engenheiro mecânico e presidente do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA), Adolfo Stotz Neto; professores de Física da UFSC, Antônio Nemer Kanaan Neto, e do IFSC, Marcos Aurélio Neves; e o psicólogo Nicolas Lindner.

Mais informações pelos e-mails: everton.silva@ufsc.br / ofelia.ortega.fraile@gmail.com

Saiba mais sobre o projeto: CNPq apoia UFSC em projeto que insere Astronomia e Física nas escolas e comunidade.

Tags: Astronomia e a Física vão à Escola e à ComunidadeGrupo de Estudos de Astronomia (GEA)NeoaplanetárioUFSC