Audiência pública discute propostas para projetos de pesquisa
Pela primeira vez em 13 anos do CT-Infra, as propostas elaboradas pelos pesquisadores das unidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o edital do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa das Universidades serão discutidas em audiência pública, nesta sexta-feira, às 13h30min, na Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria. Até o ano passado as sugestões de propostas eram elaboradas pelas unidades e discutidas internamente pelo Comitê CT-Infra/UFSC, que definia os projetos considerados prioritários enviados à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). “A partir de agora, estamos começando a estender os debates aos demais membros da comunidade, com dois objetivos: identificar o grau de capilaridade das propostas e possibilitar o engajamento de mais pesquisadores. Estes projetos têm vocação multiusuário e natureza multidisciplinar – quanto mais transversais, melhor”, explica Elias Machado, diretor do Departamento de Projetos e presidente do Comitê, cujos membros agora poderão melhorar sua avaliação antes de decidir os aprovados.
A proposta da UFSC deve ser enviada à Finep até o final de maio deste ano, e seu valor máximo é de R$ 20 milhões. “A realização da audiência pública representa a materialização do compromisso de democratizar a discussão dos projetos de infraestrutrura”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy.
Avaliação das propostas
Neste ano, o Comitê recebeu dez propostas, envolvendo nove unidades e três campi (Araranguá, Curitibanos e Joinville). Entre elas estão a modernização dos equipamentos do Laboratório Central de Microscopia Eletrônica, e a criação de dois laboratórios centrais: um de Computação de Alto Rendimento e outro de Oceanografia. Além disso, estão incluídos projetos vinculados às ciências sociais aplicadas, como Economia, Direito, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Cultura, Física e Biologia.
Desde o começo da atual gestão, a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) tomou um conjunto de medidas para institucionalizar e descentralizar a elaboração e a execução dos projetos de infraestrutura de pesquisa, com destaque para a criação da Coordenadoria de Projetos Institucionais e do Comitê Permanente do CT-Infra/UFSC. Atualmente a Coordenadoria tem uma equipe de dois administradores, e o CT-Infra se reúne ao menos uma vez por mês para acompanhar os projetos em execução, avaliar as propostas submetidas e identificar novos planos estratégicos para a instituição. O calendário aprovado para 2014 prevê que, no segundo semestre, três workshops temáticos para prospecção de projetos estratégicos serão realizados. Até o dia 15 de dezembro, a UFSC espera definir as propostas que serão incluídas no projeto institucional para o próximo ano.
Relação completa de propostas:
- Laboratório Central de Supercomputação – Labsuper;
- Plataforma de Espectroscopia Biomolecular – Spectra;
- Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Saúde – Cepetein-Saúde;
- Campi: equipamentos para o Centro Multiusuário de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias – CPAAV;
- implantação de infraestrutura no Centro de Pesquisas e Pós-graduação (CPPG), no campus de Araranguá – IICPPG;
- modernização do Laboratório Central de Microscopia Eletrônica – MLCME;
- Laboratório de Pesquisas em Testes Multifísicos – LPTM;
- Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Sistemas Ciberfísicos – NPDISC;
- consolidação de infraestrutura na UFSC para a área de pesquisa em Oceanografia e Tecnologias para Monitoramento dos Oceanos (Laboratório Central de Oceanografia) – OTEC-LCO;
- Centro Integrado de Pesquisa e Estudos do Meio Ambiente – Cipema.
Mais informações: elias.machado@ufsc.br /(48) 3721-9437.
Claudio Borelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC