Projeto Imagine divulga experiência em Aldeia Guarani de Major Gercino

27/02/2014 16:40

O Projeto Imagine divulga nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, em sua página da internet, um vídeo sobre a experiência realizada, de 8 a 12 de dezembro de 2013, na aldeia guarani Tekoa’Uy’A (aldeia feliz), em Major Gercino (SC). Na ocasião, uma equipe de nove estudantes e professores da UFSC passaram quatro dias na aldeia, convivendo com a comunidade e levando experiências científicas sobre o tema “DNA, diversidade e hereditariedade” a alunos e professores do ensino médio da escola indígena local.

Confira o vídeo, também disponível no site do Projeto Imagine:

“Até onde sabemos, esta é a primeira vez em que uma população indígena tem a oportunidade de aprender e aplicar técnicas de Biologia Molecular, utilizando os mesmos equipamentos usados por cientistas de grandes centros de pesquisa, para compreender e explicar fatos da natureza e do seu dia a dia”, disse André Ramos, coordenador do projeto.

“A experiência foi um absoluto sucesso, com a presença constante e entusiasmada de quase todos os membros da aldeia. Tanto os índios como nossa equipe não veem a hora de retornar para aplicar o segundo módulo do projeto, desta vez na área da Física”, complementa o coordenador.

O Projeto Imagine leva elementos da ciência a comunidades que sofrem com a carência de informação científica e educação formal. O trabalho, dividido em três módulos – “DNA, diversidade e hereditariedade”; “Energia”; “Planeta Terra e o Universo” –, está sendo realizado inicialmente no Brasil,  mas já há o desejo de iniciar sua fase internacional, levando o primeiro módulo aos países parceiros: Angola, Marrocos, México e Peru. 

Seja um patrocinador  

O Projeto Imagine procura captar recursos financeiros junto a órgãos governamentais, fundações e empresas privadas, tanto nacionais quanto internacionais.Se sua empresa ou organização tem interesse em financiar esta ideia, vinculando seu nome a nossas ações e produtos, entre em contato com o coordenador do projeto pelo e-mail andre.ramos@ufsc.br.

Seja um tradutor

Em função do seu caráter internacional, o Projeto precisa gerar continuamente material informativo e didático não apenas em português, mas também em inglês, espanhol e francês. Se você tem formação ou escreve fluentemente em algum desses idiomas e tem interesse em integrar voluntariamente nossa equipe de colaboradores, entre em contato com o coordenador do projeto pelo e-mail andre.ramos@ufsc.br.

No site http://projetoimagine.ufsc.br interessados podem conferir informações sobre as próximas fases e as experiências vividas.

Tags: Coxilha RicaProjeto ImagineUFSC