Produtividade da EdUFSC é mantida no recesso letivo

10/02/2014 13:13

Entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, EdUFSC colocou em circulação dez novas obras. Foto: Henrique Almeida / Diretor de Fotografia / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) fechou 2013 com 50 títulos. Mesmo no recesso letivo, manteve a produtividade. Na virada do ano, entre final de dezembro e janeiro de 2014, colocou em circulação dez novas obras, e lançou, nas versões impressa e digital, os números três e quatro da revista cultural Subtrópicos.

Os livros integram todas as séries e coleções da editora universitária. Abarcando várias áreas do conhecimento, todos vêm contemplados pela recente reforma gráfica e editorial. São traduções, reedições, títulos inéditos e lançamentos.

No apagar das luzes de 2013, a EdUFSC publicou três importantes  obras acadêmicas: Limiares sobre Walter Benjamin, de João Barrento; Os herdeiros – Os estudantes e a cultura, de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron; e O estado da arte da pequena e média empresa, organizado por Pierre-André Julien e traduzido por Miro Hildebrando.

Outros sete títulos foram publicados pela EdUFSC em janeiro: Contos Mércio, com tradução e posfácio de Maria Aparecida Barbosa; Filosofia da tecnologia – Um convite, de Alberto Cupani (2ª edição); Teorias de aquisição da linguagem, organizado por Ronice Müller de Quadros e Ingrid Finger (2ª edição revista); Sociologias da alimentação – Os comedores e o espaço social alimentar, de Jean-Pierre Poulain, com prefácio de Rossana Pacheco da Costa Proença (2ª edição); As imagens do outro sobre a cultura surda, de Karin Strobel (3ª edição revista); Desenho geométrico, de Antônio Jaime Januário (4ª edição); A terra do não  – lugar – Diálogos entre antropologia e performance, organizado pelos pesquisadores Paulo Raposo, Vânia Z. Cardoso, John Dawsey e Teresa Fradique.

Dois clássicos publicados em 2013 pela EdUFSC ficaram sem um lançamento oficial: Uma teoria da adaptação, de Linda Hutcheon, com tradução de André Cechinel (2ª edição); e Os milagres do cão Jerônimo/Alçapão para gigantes, de Péricles Prade, atual presidente da Academia Catarinense de Letras (ACL).

Revalorizando a literatura catarinense, a EdUFSC  editou recentemente Cruz e Sousa, Franklin Cascaes, Rodrigo de Haro, Silveira de Souza e Jair Hamms. A EdUFSC revolucionou a literatura catarinense com a extinta Coleção Ipsis Litteris que abriu espaço inédito para autores novos e de valor excluídos pelo mercado.

O diretor da EdUFSC, Fábio Lopes, está empolgado com o empenho da equipe e com   a repercussão das obras com o selo da Universidade. “Todos os títulos publicados nas férias também serão devidamente resenhados pela equipe da EdUFSC”, tranquiliza os leitores.

Mais informações: (48) 3721-9408; www.editora.ufsc.br

Diretor executivo – Fábio Lopes (flopes@cce.ufsc.br);
Celular 9933-8887

Moacir Loth / Jornalista na Agecom/UFSC
moacir.loth@ufsc.br 

Foto: Henrique Almeida / Diretor de Fotografia / Diretoria-Geral de Comunicação
Tags: EdUFSCUFSC