Pensando com Celso Furtado neste domingo na TV UFSC

07/02/2014 16:31

Um dos maiores pensadores do Brasil no século XX, Celso Furtado é o destaque do programa da série Realidade Brasileira – grandes pensadores, composta, de outros cinco documentários (Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Caio Prado Júnior e Madre Cristina) , realizados pela Escola Nacional Florestan Fernandes e RTVE/PR e produzidos pela Fundação Darcy Ribeiro. O documentário sobre Celso Furtado vai ser exibido no domingo, às 21h.

Furtado, nascido em Pombal, sertão da Paraíba em 1920, costumava dizer que “…a maior dificuldade está em reverter o processo de concentração de renda, o que somente será feito mediante uma grande mobilização nacional”. Seus amigos diziam que era um homem preocupado com os grandes dilemas do mundo moderno, sem nunca perder de vista a sua condição de latino-americano, brasileiro e nordestino.

No governo Juscelino Kubitschek, fundou a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – Sudene -, instituição que deveria planejar e coordenar as políticas para enfrentar o drama nordestino, região considerada problema-síntese do subdesenvolvimento brasileiro. Atuou também como primeiro titular do Ministério do Planejamento do Governo João Goulart.

Foi incansável na denúncia do autoritarismo e do caráter antinacional e socialmente regressivo da ditadura brasileira, e um crítico mordaz do economicismo – a redução dos complexos problemas do mundo à esfera das trocas e da produção.

Na epígrafre do seu livro, Brasil: A Construção Interrompida, escrito no início da década de 90, ele reconhecia a adversidade dos tempos: “Resistir à visão ideológica dominante seria um gesto quixotesco, que serviria apenas para suscitar o riso da plateia, quando não o desprezo de seu silêncio…” O documentário sobre Celso Furtado vai ser exibido no domingo, às 21h.

Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida em www.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista, também, aos boletins de notícias em www.youtube.com/ufsc.

 

Tags: Celso FurtadodocumentárioTV UFSCUFSC