Planetário da UFSC recebe apoio do CNPq para projeto junto a escolas

29/01/2014 16:48

O projeto “A Astronomia e a Física vão à Escola e à Comunidade”, coordenado pelo professor da UFSC Everton da Silva, do Departamento de Geociências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), foi contemplado pela chamada MCTI/CNPq/SECIS n. 85/2013, recentemente divulgada, junto com outros 39 projetos de outras instituições brasileiras.

O projeto objetiva fomentar o interesse da comunidade escolar e local pela astronomia e ciências afins, aumentar a abrangência de atendimento do Planetário e do Observatório da UFSC junto às escolas da Grande Florianópolis, contribuir para a melhoria na formação de professores de Geografia e Ciências nos níveis médio e fundamental, além de promover a articulação de instituições de ensino, pesquisa, extensão e grupos amadores de Astronomia no processo de popularização do ensino. O Planetário, que já atende 14 mil pessoas por ano em quatro sessões diárias, terá condições para atualização de equipamentos e softwares.

Além da coordenação, participam do projeto as técnicas do Planetário, Edna Esteves da Silva e Tânia Maris Pires da Silva, o professor Antônio Kanaan Neto, o físico Ricardo Gutierrez Garcés, a geóloga Ofélia Ortega, o psicólogo Nicolas Lindner, o engenheiro mecânico e astrônomo amador Adolfo Stotz Neto e, pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o professor de Física Marcos Aurélio Neves.

Tags: CNPqEverton da SilvaplanetárioUFSC