TV UFSC exibe ‘Mulheres da Terra’

06/12/2013 17:53

TV UFSC exibe "Mulheres da terra"

Documentário revela a intensa relação das mulheres do oeste de Santa Catarina com a terra, as plantas e sementes. Produzido pela Plural Filmes e dirigido por Márcia Paraiso, o vídeo, que estreia domingo, às 21 horas,  foi duplamente premiado no 2º Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba, no meio-oeste de Santa Catarina, que aconteceu de 22 a 25 de setembro de 2010. A produção levou os prêmios de melhor documentário e melhor filme do festival. As filmagens aconteceram nos municípios de Marema, Mondaí, São Miguel do Oeste, Chapecó, Anchieta e Palmitos em Santa Catarina.

Todas as mulheres entrevistadas fazem parte do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina (MMC/SC), que tem como um dos principais projetos o de Produção, Recuperação e Melhoramento de Sementes Crioulas, que não sofreram modificações genéticas por meio de técnica e que são chamadas assim porque seu manejo foi desenvolvido por comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, e caboclos.

Além de trabalhar para que as sementes crioulas sejam preservadas, o grupo expressa o cuidado com a terra e o objetivo de libertação das mulheres.  Elas respeitam as sementes como patrimônio dos povos a serviço da humanidade e repassam costumes e valores centenários das pessoas que encontraram na terra a sobrevivência de todos.

Especial Resgate Cinema Silencioso Brasileiro

Episódio deste sábado, 7, exibido 14h, conta a história da real nave Itália no Rio Grande do Sul. O navio Itália era considerado real por ter sido visitado pelo rei Victorio Emanuel e percorria os países do hemisfério sul fazendo propaganda da cultura italiana e da política de Mussolini. Depois de visitar várias capitais do Brasil, o navio chega ao porto de Rio Grande. Comandante e oficias visitam a cidade e também Pelotas, sendo recepcionados por autoridades, imigrantes italianos e grupos partidários do fascismo.

Foi filmado por Benjamin Camozato, proprietário e cinegrafista da Zenith Film, que desenvolveu intensa atividade a partir de sua sede em Cachoeira (RS). De seus trabalhos conservaram-se esse filme e o documentário A Revolução no Rio Grande (1923), sobre importante conflito entre chimangos e maragatos.

UFSC Entrevista apresenta projetos Paint a Future e Sing a Future

O UFSC Entrevista recebe a artista plástica holandesa Hetty vander Linden para conversar sobre dois projetos sociais que ela vem desenvolvendo: Paint a Future e Sing a Future (Pintar um sonho e Cantar um sonho, em tradução livre). A ideia dos projetos é realizar sonhos de crianças que estejam em condições de vulnerabilidade socio-econômica. O “Paint a Future” consiste em dar lápis, tinta e papel para que as crianças desenhem o que esperam do futuro. Com as imagens em mãos, Hetty as distribui entre seus amigos artistas plásticos para que eles transformem os desenhos em telas, agregando valor artístico aos sonhos representados no papel. As telas são vendidas e o dinheiro arrecadado é destinado para a realização dos sonhos das crianças.

Já o “Sing a Future” segue uma lógica parecida, mas ao invés de pintarem, as crianças cantam e o produto final é um DVD com a participação de diversos cantores, compositores e músicos internacionais. Em Florianópolis o projeto tem como objetivo construir um espaço para treinamento de atletas de ginástica olímpica. O músico mineiro Léo Mattus também participa da conversa e apresenta a música tema do projeto, cantando em português e em guarani. O programa vai ao ar na segunda-feira, 9, às 20h.

Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br/grade.html  e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista, também, aos boletins de notícias no www.youtube.com/tvufsc.

Por Natália Porto/Estagiária/TV UFSC

 

 

Tags: documentáriomulheresterraTV UFSC