Reitoras visitam locais de prova do Vestibular 2014

18/12/2013 17:54

Reitoras visitam locais de prova no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e no Campus Trindade. Foto: Jair Filipe Quint / Agecom / UFSC

As reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco visitaram instituições de ensino de Santa Catarina para conferir a aplicação das provas do Vestibular 2014 da UFSC. No sábado (14), elas passaram pelo Vale do Itajaí. A Região Metropolitana de Florianópolis foi percorrida no domingo (15). Na segunda-feira (16), último dia do Vestibular, as reitoras visitaram salas de aula do campus da Trindade.

Por volta das 16h de sábado, as reitoras foram recepcionadas na Fundação Universidade de Blumenau (FURB) pela coordenação local da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). De acordo com o coordenador de logística da Coperve, João Carlos Silva, 1.182 candidatos inscreveram-se para as provas em Blumenau. As provas versaram sobre Biologia, Matemática, Primeira Língua – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras – e Segunda Língua – Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano, Francês, Libras ou Língua Portuguesa.

Ao todo, 48 fiscais atuaram em 25 salas de aula distribuídas nos cinco andares do Bloco J da FURB. “Contamos também com um técnico de informática e dois fiscais intérpretes de Libras, porque lá tivemos provas em Libras. No corredor, foram 18 fiscais, com sete pessoas no apoio para manutenção dos banheiros e limpeza”, informou o coordenador João Carlos. Um segurança, dois porteiros, um profissional de saúde e quatro pessoas incumbidas de manusear os detectores de metais também integraram o grupo de trabalho.

Após a visita, que durou cerca de uma hora, as reitoras Roselane e Lúcia seguiram para o Colégio Fayal, instituição de ensino cenecista que abrigou o Vestibular 2014 na cidade de Itajaí. A inspeção nas 15 salas foi feita na companhia de funcionários, que repassaram informações sobre o andamento das atividades no local.

Dois coordenadores da UFSC, um coordenador local, 30 fiscais de sala, dez fiscais de corredor, quatro pessoas do apoio, um porteiro, um segurança, um profissional de saúde e duas pessoas escaladas para o uso do detector de metais integraram a equipe que trabalhou no processo seletivo em Itajaí. Ao todo, 523 candidatos optaram por realizar as provas na cidade. No sábado, 93 pessoas faltaram ao exame, o que representa 17% de abstenção.

No domingo, dia das provas de História, Geografia, Física e Química, as reitoras visitaram instituições de ensino da Região Metropolitana de Florianópolis. A visita foi feita à Escola Nereu Ramos, em Santo Amaro da Imperatriz, à Escola Cecília Rosa Lopes, em Forquilhinhas, à Escola Edith Gama Ramos, em Capoeiras, à Escola Professora Maria da Glória Viríssimo de Faria, em Biguaçu, e ao Instituto Estadual de Educação (IEE) e à Coperve, em Florianópolis.

As reitoras percorreram o campus da Trindade, em Florianópolis, na segunda-feira (16), dia da prova de Redação. Salas do Centro Socioeconômico (CSE), do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Ciências da Educação (CED) foram visitadas. Elas agradeceram aos fiscais, coordenadores e pessoal de apoio pelo trabalho e dedicação. “Temos percebido as pessoas surpresas, satisfeitas e felizes com a nossa visita, elas se sentem valorizadas. Do ponto de vista da Administração, esse contato é importante para efetivamente agradecer a essas pessoas. Também é uma boa oportunidade para conhecer de perto a realidade das escolas públicas onde acontecem as provas”, explicou a reitora Roselane Neckel.

Segundo informações fornecidas pela Coperve, 34.024 candidatos se inscreveram para concorrer às vagas ofertadas para os campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Joinville e Florianópolis. Foram registrados 347 inscritos para Blumenau, 569 para Araranguá, 720 para Curitibanos, 932 para Joinville e 31.456 para Florianópolis.

Confira a galeria de imagens das visitas (fotos de Jair Filipe Quint, Bruna Bertoldi Gonçalves e Mayra Cajueiro Warren):

http://galeria.ufsc.br/agecom/visitas_vestibular_2014/


Bruna Bertoldi Gonçalves /
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria /UFSC
(48) 3721-4558 /

Tags: Administração CentralUFSCVestibular UFSC 2014