Inscrições para o Congresso Brasileiro de Esperanto seguem até dia 31
Entre os dias 22 e 28 de janeiro de 2014, será realizado, pela primeira vez em Florianópolis, no Hotel Castelmar, o 49º Congresso Brasileiro de Esperanto, com o tema “Esperanto, por que não?”, com foco na divulgação e ensino da língua. Haverá diversas atividades públicas para chamar a atenção da população de Santa Catarina para a questão da comunicação internacional, neutra e democrática. O evento será organizado pelo Clube de Esperanto de Florianópolis, com o apoio da Liga Brasileira de Esperanto (BEL), do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) e do Governo do Estado de Santa Catarina. As inscrições para o congresso vão até o dia 31 de dezembro e podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://esperanto.org.br/dok/bke/49bke/aligxilo2014.pdf ou http://belabutiko.esperanto.org.br/abonservo/index.php/catalog/product/view/id/868/s/49bke/category/21/.
Durante o congresso, nos dias 25 e 26, a BEL, a Organização da Juventude Esperantista Brasileira (Bejo) e o Clube de Esperanto de Florianópolis promoverão um curso intensivo da língua, aberto à comunidade e destinado principalmente a iniciantes, mas que também abrirá espaço a jovens instrutores de esperanto que queiram conhecer a metodologia aplicada, atualmente com sucesso, na Universidade de Brasília (UnB). Há o limite de 25 vagas, e as inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônicohttps://docs.google.com/forms/d/1vWXnOWc54T3jh_pD34mpt3R-SjdaDhWJIGNVuFKFzSo/viewform, até o dia 20 de janeiro de 2014.
O esperanto foi criado para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro, por ter como objetivo ser uma língua internacional e neutra,capaz de proporcionar a troca de informaçõesentre pessoas de todos os países, sem qualquer tendência de hegemonia cultural, política, religiosa e econômica. Sua proposta é que cada povo continue a falar sua língua materna, e use o esperanto nas comunicações internacionais – já existem cerca de três milhões de falantes em mais de 100 países.
A ideia base do esperanto foi lançada pelo médico polonês, Lázaro Zamenhof, há mais de 125 anos; desde então, o projeto de língua planejada transformou-se em língua viva, com cultura própria, porém internacional. O esperanto, hoje, já possui falantes nativos.
Mais informações:
http://www.esperanto.com.br/floripa.
E-mail: esperantokluboflorianopolis@gmail.com.
(48) 3733-6023 e 9992-7311 – Felix, ou (48) 8823-0582 – Sartori
Hotel Castelmar – Rua Felipe Schmidt, 1260, Florianópolis
Vitória Greve/ Estagiária de jornalismo da Agecom/ UFSC
vitóriagreve08@gmail.com
Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC
claudio.borrelli@ufsc.br