Espetáculo de dança encerra ciclo de vivências em cultura corporal

17/12/2013 17:39

Para encerrar um semestre de conquistas, foi realizado o espetáculo “Dançar à Vida”, que apresentou muita dança e poesia no dia 10 de dezembro, no auditório do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os grupos de dança envolvidos são vinculados ao projeto de extensão “Práticas Corporais”, do Centro de Desportos (CDS).

Espetáculo “Dançar à Vida”. Foto: divulgação

Com uma estética cuidadosamente desenvolvida, os ciclos de vivência em cultura, corpo, movimento e arte – desenvolvidos pelas bailarinas ao longo do ano – foram encerrados. Com apresentações em diversos eventos, elas ganharam visibilidade e até receberam prêmios no V Encontro Catarinense de Dança, realizado no mês de novembro, em Florianópolis, que teve a participação dos grupos Tribo Mosaico, Waris e Andança. A construção e direção coletivas partiram das bailarinas e professoras Biana Melyna, Cintia Vilanova, Gabriele Beck, Juliana Carboni, Luciane Ventura e Nadie Shardosini; a coordenadora foi a professora Cristiane Ker, responsável pelo Projeto.

Apresentações de dança semelhantes já tinham sido realizadas com o apoio do projeto de extensão do CDS em outros semestres, porém eram menores. Em geral, eram realizados dentro do próprio centro, com vagas limitadas, e ocorriam junto ao Festival de Práticas Corporais. Uma nova dimensão foi alcançada com a transformação do festival no Projeto MovimentArte.

Para que o novo tamanho do espetáculo fosse alcançado, o diferencial foi o investimento conseguido com o Programa de Apoio a Ações de Cultura (Procultura), que é de responsabilidade da Secretaria de Cultura (Secult) da UFSC, e concede auxilio financeiro a professores e técnicos-administrativos que coordenam projetos culturais na Universidade.

O trabalho final demonstrou a dedicação das integrantes do Projeto para que a apresentação chamasse a atenção sob vários aspectos. A ordem das canções foi preparada para criar um diálogo entre a linguagem dançante e poesias selecionadas; a criatividade foi além das coreografias: alcançou o cenário e os figurinos, criados pelas próprias bailarinas. A interação com a plateia não foi esquecida: as coreografias exigiram que, em alguns momentos, as bailarinas descessem do palco e ficassem muito próximas do público. O grande destaque, porém, foi o final, em que cerca de 40 pessoas – que até então assistiam ao evento passivamente – dançaram em uma grande roda.

Feliz com o resultado, a coordenadora do Projeto, Cristina Ker, classificou a apresentação como um trabalho artístico de muita qualidade, sensível e simples, e disse também que recebeu elogios e pedidos para que algo semelhante seja realizado novamente. Ao menos por enquanto, nada está definido, embora a vontade de fazer um Projeto MovimentArte II exista.

Matheus Alves / Estagiário de Jornalismo na Agecom / UFSC
matheusalvesdealmeida@gmail.com 

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC
claudio.borrelli@ufsc.br

Tags: CDSCristina Kerpráticas corporaisUFSC