Semana acadêmica debate o museu e a museologia enquanto instrumentos de transformação

A professora Maria de Lourdes Parreiras Horta proferiu a palestra “Relevância, Ressonância, Engajamento – a Museologia e o Patrimônio em ação”
O Centro Acadêmico Livre de Museologia (CAMUS) da UFSC realizou, entre os dias 19 e 21 de novembro, a I Semana Acadêmica de Museologia, com o tema “Museu, Museologia e Patrimônio em Ação”. Ao longo dos três dias, ocorreram palestras, debates e exposição de trabalhos dos alunos, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). As atividades também foram abertas para estudantes de outros cursos.
A Semana objetivou a criação de um diálogo sobre o papel transformador que o museu e a museologia podem exercer socialmente, com destaque para a situação local. Além disso, os organizadores buscaram criar um ambiente propício para o compartilhamento de reflexões e conseguir maior visibilidade fora do curso para os trabalhos produzidos pelos estudantes ao longo do ano.
A abertura do primeiro dia de atividades foi feita no miniauditório do CFH, com a palestra da professora Maria de Lourdes Parreira Horta, autora do Guia Básico de Educação Patrimonial, sobre o tema “Relevância, Ressonância, Engajamento – A Museologia em Ação”. A professora levantou questionamentos sobre o papel da museologia e explicou o modo como esses três conceitos podem aferir importância e efetividade.
Ainda no primeiro dia foi realizada uma sessão de cinema com o filme clássico de terror “Psicose”, dirigido por Alfred HItchcock. Além de incluir a programação da Semana, o filme também fez parte do projeto Cinema no MArquE, coordenado pelo professor do Departamento de Antropologia da UFSC, Rafael Victorino Devos. Após a exibição, ocorreu um diálogo sobre tempo e espaço em exposições, e troca de informações sobre o filme e o diretor.
Outro destaque foi uma roda de conversa com o tema “Movimento Estudantil da Museologia: desafios e perspectivas”. Integraram o debate membros da Executiva Nacional de Estudantes de Museologia e alunos que participam do Centro Acadêmico. Os principais pontos discutidos foram a dificuldade em congregar pessoas para pensar sobre museologia e a falta de articulação nacional do seu movimento estudantil.
A programação da semana também contou com apresentações de trabalhos dos alunos do curso. Foram realizadas dez comunicações orais sobre projetos que abordam diversos temas pertinentes à formação em museologia, entre eles feminismo, patrimônio tropeiro e cultura urbana.
A Semana foi encerrada com a abertura da exposição curricular “Lendas Urbanas: entre boatos e verdades”, no Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE) da UFSC. Desenvolvida pelos alunos da 6ª fase do curso de Museologia para a disciplina Prática em Exposição, as visitas ocorrem até o dia 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20 horas. A entrada é gratuita.
Mais informações pelo site http://samuseologiaufsc.wordpress.com ou pelo e-mail chapanovamusa@gmail.com.
Matheus Alves / Estágiário de Jornalismo na Agecom / UFSC
matheusalvesdealmeida@gmail.com