Reserva Biológica Estadual do Aguaí na TV UFSC
A TV UFSC exibe domingo, às 21h30min, documentário realizado pelos alunos do Curso de Jornalismo da UFSC Daiana Meller e Diego Kerber, que mostra a Reserva Biológica do Aguaí, considerado o segundo maior remanescente de Mata Atlântica em área, ficando atrás apenas do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Localizada na Serra Geral, em altitudes que variam de 200 a 1470 metros, a reserva abrange os municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso. Criada em 1º de julho de 1983, através do Decreto nº 19.635, protege uma área de 7.672 hectares. Entre as justificativas para a formação da Reserva Biológica do Aguaí estão o relevo acidentado, a presença de diversos canyons, riqueza de ecossistemas e grande variedade de espécies de plantas e animais, que fazem da região um cenário valioso para a conservação da biodiversidade.
Filme A Vida de Waldir Brazil
Antes da exibição do documentário Reserva Biológica Estadual do Aguaí, a TV UFSC reapresenta o especial A Vida de Waldir Brazil, conhecido artista catarinense. O filme, dirigido por Neno Brazil, relembra a infância, o primeiro contato com a arte, o teatro e a trajetória do artista no tempo em que quem fazia teatro era vagabundo e mulher era prostituta, como explica Brazil.
Waldir Brazil estreou como ator aos 18 anos no palco da União Operária, em 1938. Foi ali que se apaixonou pela magia, comentou certa vez num depoimento na reinauguração do teatro da U.B.R.O. em 2001. Criou em 1939 o grupo musical Demônios do Ritmo e, além de cantor, tornou-se compositor. Depois de mais de 60 anos dedicados à arte, Brazil morreu em 2008.
Especial Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro
Episódio inédito: Assistencia Municipal e Hospital de Prompto Soccorro estreia no sábado, 23, às 14h. No curta, Alberto Botelho, cinegrafista desde a primeira década do século XX, capta imagens comoventes e detalhadas de intervenções cirúrgicas que demonstram os procedimentos utilizados na época no Pronto-Socorro do Rio de Janeiro. A partir da chegada do presidente Washington Luiz e de Antonio Prado Júnior, prefeito do Rio de Janeiro, o filme mostra as diferentes instalações do hospital com gráficos de atendimento a pacientes, especificando, inclusive, os países de origem dos imigrantes atendidos e sua cor de pele.
Gravado de 1927 a 1931, o filme faz parte do bloco temático Ciências (mesmo ocultas ) e Riquezas, da série Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro. A série mostra imagens perdidas que recontam a história brasileira do início do século XX, encontradas e agrupadas pela Cinemateca Brasileira. Ao todo, são vinte e sete curta-metragens, datados entre 1910 e 1932 e exibidos todos os sábados, a partir das 14h.
Final do Campeonato Brasileiro Série C
O Santa Cruz (PE) ganhou a segunda partida da semifinal contra o Luverdense (MT) e se classificou para a final do Brasileirão Série C. O primeiro jogo da final entre Santa Cruz e Sampaio Corrêa (MA) acontece no Castelão, domingo, 24, às 17h, com transmissão ao vivo na TV UFSC a partir das 16h30.
Além dos dois times que disputam a final, Luverdense e Vila Nova (RJ) subiram para a Série B do Campeonato Brasileiro do ano que vem.
Patrulheiros do Barulho no UFSC Entrevista
O estúdio do UFSC Entrevista se transformou em palco para o grupo de teatro Patrulheiros do Barulho. Fundado em 2007 pelo acadêmico de Direito da UFSC Gilberto Luciano dos Santos, a trupe leva alegria e ensinamentos para crianças, adolescentes e adultos em hospitais, orfanatos e centros comunitários através de personagens que mergulham no universo infantil levando carinho, solidariedade e muita cor para os orfanatos, hospitais e instituições beneficentes, em performances nas quais o imaginário e o real se encontram e se misturam. Valores como obediência, disciplina e respeito com a natureza e os mais velhos são a base das peças escritas pelo grupo. Desde a confecção dos figurinos até o deslocamento para apresentações e ensaios são pagos pelos próprios atores. O UFSC Entrevista orgulhosamente apresenta ao respeitável público o projeto social e voluntário Patrulheiros do Barulho na segunda-feira, 25 de novembro, às 20h.
Natália Porto/Estagiária de Jornalismo/TV UFSC