Estudantes de Florianópolis e Blumenau receberão material educativo sobre diversidade religiosa e direitos humanos

20/11/2013 15:13

Publicações estão em fase final de edição

Promover conhecimentos sobre a diversidade cultural religiosa brasileira, reconhecendo as diferenças e o respeito à história, identidade e valores de cada grupo. Esse é o objetivo de um projeto que vai chegar a professores e estudantes do Ensino Fundamental de algumas escolas de Blumenau e Florianópolis.

A iniciativa é desenvolvida em uma parceria entre o Núcleo Mover (Educação Intercultural e Movimentos Sociais), da UFSC, e o GPEAD (Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento), da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

A ideia é colaborar com a formação dos estudantes, auxiliando na superação de preconceitos e valorização dos direitos humanos. “O compromisso didático é possibilitar que cada pessoa possa se desenvolver autonomamente, sem sofrer com preconceitos, silenciamentos e discriminações”, explica a coordenadora do projeto, professora Lúcia Schneider Hardt.

Ela lembra que uma das marcas expressivas da diversidade cultural brasileira está no campo religioso, onde convivem inúmeras crenças e tradições de origem indígena, africana, oriental e semita. “Essa diversidade religiosa constitui uma riqueza, mas, ao mesmo tempo, exige atenção e esforços conjuntos no sentido de erradicar conflitos e relações de poder”, avalia a professora.

O projeto gerenciado via Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) busca dar suporte a uma educação que privilegie vivências mais fraternas, solidárias e humanas. Com esse foco, estão sendo editados dois cadernos paradidáticos sobre diversidade religiosa e direitos humanos. O primeiro volume é voltado para alunos do 6° e 7° anos, e o segundo para 8° e 9° anos do Ensino Fundamental. Os livros serão acompanhados por um volume destinado aos professores.

A expectativa é de que ao ser usado em sala de aula o material contribua com a construção de habilidades como o conhecimento sobre os direitos inalienáveis de cada ser humano em relação à diversidade religiosa. Colaborar com a compreensão dos diferentes significados dos mitos, símbolos, ritos e textos religiosos na vida e convivência das pessoas e grupos é outra meta do projeto que tem apoio das gerências regionais de educação de Blumenau e de Florianópolis, além da Secretaria Municipal de Blumenau.

Mais informações:  luciashardt@gmail.com / lilianbo@uol.com.br

Arley Reis / Assessoria de Comunicação da Fapeu / arleyreis@gmail.com

Tags: FURBNúcleo MoverUFSC