Com procura recorde, Manual de Desenho Técnico ganha 8ª edição
A Coleção Didática confirma, a cada reedição ou lançamento, a sua condição de carro-chefe da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (Edufsc). A prova desse desempenho é a 8ª edição do livro Manual Básico de Desenho Técnico, dos professores Henderson José Speck e Virgílio Vieira Peixoto. Um dos títulos recordistas da coleção, a obra produzida pelos dois pesquisadores do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC reúne o que há de mais completo e atual sobre aquela área fundamental para a formação do engenheiro e do arquiteto.
Defendendo o conceito de “desenho como linguagem”, o professor, engenheiro e artista plástico Átila Alcides Ramos enfatiza, na apresentação, que “saber traçar, ler plantas, mesmo que seja um simples croqui; exige técnica e treino, obtidos somente com muito aprendizado”. O livro, na sua visão, é quase uma cartilha para quem quer se iniciar no estudo do Desenho Técnico.
Os autores vão mais longe na recomendação da obra. Além de atender às Universidades, destina-se também aos cursos técnicos de ensino médio e aos de formação industrial.
Derivado da Geometria Descritiva, o Desenho Técnico é, em síntese, a linguagem utilizada na indústria. Já vestindo a nova roupa do projeto gráfico recém-inaugurado da Coleção Didática, o livro preenche, de forma acessível e agradável, uma lacuna na bibliografia brasileira. Afinal, como realçam os estudiosos, trata-se de uma ferramenta reconhecida mundialmente como a linguagem gráfica industrial dos técnicos, engenheiros, arquitetos e profissionais afins.
Os autores são renomados professores do Departamento de Expressão Gráfica do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Henderson leciona Desenho Técnico, CAD e Modelagem. E Virgílio, além de Desenho Técnico, ministra Geometria Descritiva.
Com 79 títulos lançados, a Coleção Didática estabelece uma linha objetiva de contato entre os alunos, os professores, as atividades de ensino e a sala de aula. Originalmente com capas azuis, a coleção por mais de duas décadas usou como marca o amarelo. Com a modernização do projeto gráfico, cada título novo ou reedição está saindo com uma cor diferente. A valorização da Coleção Didática, conforme frisou na posse o diretor executivo Fábio Lopes, é uma das estratégias presentes da atual política editorial da UFSC. “Vou peregrinar pelos Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC para convencer os professores da necessidade de publicar mais títulos voltados ao ensino de graduação”, garantiu na presença da reitora Roselane Neckel.
Mais informações: (48) 3721-9408 / 3721-9686 / editora@editora.ufsc.br / www.editora.ufsc.br.
Diretor executivo – Fábio Lopes – flopes@cce.ufsc.br / (48) 9933-8887.
Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC
lothmoa@gmail.com