Coleção da EdUFSC faz reflexão sobre passado, presente e futuro das cidades

07/11/2013 10:12

Para melhor entender a vida da cidade, é preciso encará-la sob a sua feição contemporânea, mas sem negligenciar a necessária articulação com o passado e o futuro. É o que ousam os autores de Arquitetura da Cidade Contemporânea – Sobre Raízes, Ritmos e Caminhos, organizado pelas pesquisadoras Glicéia Pesce do Amaral e Silva e Lisete Assen de Oliveira. Sexto título da Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade, que tem o selo da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), socializa parte da produção intelectual e científica de 17 autores em 14 artigos.

Os ensaios abarcam problemas, dilemas e desafios estudados no Brasil, na Argentina e em Portugal. As reflexões perpassam o olhar local, regional, nacional e global. Segundo Maria Elaine Kohlsdorf, professora da Universidade de Brasília (UnB) que assina o prefácio, as reflexões explicitadas entrelaçam “movimentos teóricos e prática projetual”. Autora do clássico A apreensão  da forma da cidade, enxerga esse “tipo de arquitetura” como resultado de gestão, planejamento e produção espacial.

Na obra, acrescenta, assume-se “o papel estrutural da forma física na arquitetura da cidade, desvendando, no tempo atual e no pretérito, a importância  dos jogos entre esfera local e global”. Os artigos aprofundam diagnósticos e ideias, e fertilizam as políticas públicas com discursos inéditos. Os pesquisadores da cidade contemporânea dissecam o processo de acirramento da globalização e,  de quebra,  repensam os ambientes urbanos e o processo de construção urbanística.

As organizadoras, que também enriquecem a coletânea com artigos próprios, sublinham que a cidade continuará sendo o “principal lócus da vida social e coletiva de nossos povos”. Resultado de um esforço coletivo e articulado, as professoras Glicéia Pesce do Amaral e Silva e Lisete Assen de Oliveira torcem para que o livro da EdUFSC “contribua para o conhecimento e à ampliação dos questionamentos acerca dos fenômenos que nos são comuns neste inicio de século”.

A exemplo dos cinco títulos anteriores da coleção, o livro brinda os leitores com mapas, gráficos e fotos. Praças, parques, memória, tecnologia, história, paisagens, ocupação desenfreada, cobiça imobiliária, pesquisa, formação, marco legal, preservação, restauração e mundo virtual mobilizam o pensamento e as energias dos autores. A elaboração participativa de Planos Diretores, por exemplo, assegura o devido quórum aos debates. Da mesma forma, o chamado Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), conforme ficou evidente na publicação, tira o sono das organizadoras. Realidades de Portugal, Argentina e exemplos concretos de Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e de outros locais projetam um leque do conjunto das pesquisas.

Glicéia Pesce do Amaral e Silva é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (UFSC). Já Lisete Assen de Oliveira foi professora e pesquisadora do curso de Arquitetura  e Urbanismo da UFSC, atuando hoje na Universidade do Vale do Itajaí.

A Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade manifesta uma preocupação com o ensino, a pesquisa, a extensão, a cultura, a história, a arte, a política, o meio ambiente e a qualidade de vida dos cidadãos. A compreensão é facilitada com ilustrações e retratos.

Mais informações: (48) 3721-9408 / 3721-9686 / editora@editora.ufsc.br / www.editora.ufsc.br.

Diretor executivo – Fábio Lopes – flopes@cce.ufsc.br / (48) 9933-8887.

Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC
lothmoa@gmail.com

Tags: Arquitetura da Cidade Contemporânea – Sobre RaízesEdUFSCRitmos e CaminhosUFSC