Simpósio sobre interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão inicia nesta quarta na UFSC

23/10/2013 07:50

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a primeira edição do Simpósio Internacional  sobre Interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão – Região Sul (SIIEPE), de 23 a 25 de outubro, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos. 

O SIIEPE tem gênese no encontro acadêmico internacional “Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde”, promovido e realizado pela Capes em novembro de 2012.

O Simpósio, além de revisitar os objetivos da edição nacional, objetiva estabelecer uma agenda propositiva à interdisciplinaridade ao sistema do ensino superior e à CT&I do País, fundamentada tanto na participação dos palestrantes de referência internacional sobre interdisciplinaridade como nas discussões e trabalhos realizados no evento. Para tal, foram definidos três eixos temáticos: (1) teoria e prática da interdisciplinaridade; (2) Conhecimento interdisciplinar; e (3) institucionalização da interdisciplinaridade.

O Simpósio contemplará palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos orais e apresentação de trabalhos em pôster.

A programação está disponível no endereço http://www.siiepe.ufsc.br/programacao.

Convite do evento em PDF.

Serviço:

O quê: Simpósio Internacional  sobre Interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão – Região Sul.

Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de entidades governamentais.

Quando: 23 a 25 de outubro de 2013.

Onde: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais informações: Siiepe – (48) 3721-9405 ou (48) 3721-9514 / contato@siiepe.ufsc.br / Joana Maria Pedro (Propg) – joanamaria.pedro@gmail.com.

Fonte: http://www.siiepe.ufsc.br/.

Contatos: 

Site do evento: http://www.siiepe.ufsc.br/.

Fones: (48) 3721-9405 e 3721-9514

(48) 8444-8050 (com Silvia)

E-mail: contato@siiepe.ufsc.br.

Saiba mais:

Claude Raynaut, diretor de Pesquisa do Centro Nacional da Pesquisa Científica da França (palestrante)

http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/4255-area-interdisciplinar-no-brasil-poderia-ser-modelo-para-a-franca-afirma-claude-raynaut.

Arlindo Philippi Jr.,  coordenador da área interdisciplinar da Capes (palestrante)

http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/4252-entrevista-com-arlindo-philippi-jr-coordenador-da-area-interdisciplinar.

Robert Frodeman,  diretor do Centro para o Estudo da interdisciplinaridade e professor de Filosofia do Departamento de Filosofia da University of North Texas (palestrante)
http://www.csid.unt.edu/.

Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor, artigo de Clarissa Corrêa Fortes (UFSM)

http://www3.mg.senac.br/NR/rdonlyres/eh3tcog37oi43nz654g3dswloqyejkbfuxkjpbgehjepnlzyl4r3inoxahewtpql7drvx7t5hhxkic/Interdisciplinaridade.pdf.

Tags: pesquisa e extensãoSimpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no EnsinoUFSC