Santa Afro Catarina promove neste sábado roteiro ‘Viver de Quitandas’
O Programa Santa Afro Catarina e o Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC promovem neste sábado, 2 de novembro, uma visita guiada pelo centro histórico de Florianópolis, com o roteiro “Viver de Quitandas”.
O roteiro associa a paisagem urbana de Desterro às de outras freguesias da Ilha de Santa Catarina e do litoral adjacente ao abordar o abastecimento e a produção de gêneros alimentícios. O porto, a antiga Praça de Mercado e as ruas de Desterro emergem como locais de trabalho e de sociabilidade para muitos escravos e libertos, homens e mulheres de origem africana, que desempenham atividades relacionadas ao comércio de gêneros alimentícios produzidos na Ilha e no litoral adjacente.
O encontro é gratuito, aberto a todos e está marcado às 9h45min, na figueira da Praça XV, Centro, Florianópolis. A saída será as 10 horas. O roteiro tem duração aproximada de duas horas. Em caso de chuva forte, a visita será cancelada.
As visitas do Programa Santa Afro Catarina são realizadas todos os meses, sempre no primeiro sábado, e percorrem roteiros históricos associados à história da presença de africanos e afrodescendentes em Florianópolis.
Na condução está uma equipe de profissionais das áreas de História, Patrimônio e Ensino de História. Realização conjunta do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Ciências da Educação (CED), o Programa Santa Afro Catarina tem como diferencial a integração inovadora dos conteúdos de história da diáspora africana ao espaço urbano.
Para saber mais, acesse: http://santaafrocatarina.blogspot.com.br/
Serviço:
Roteiro Histórico
O quê: visita guiada “Viver de Quitandas”.
Quando: sábado, 2 de novembro. Encontro às 9h45min. Saída às 10h.
Local de saída: Figueira da Praça XV de Novembro, Florianópolis.
Condutora: Cássila Melo – Contato: (48) 9618-8897.