Sérgio Blanco, autor de ‘kassandra’, fará palestra no ‘Encontro com o Dramaturgo’

17/09/2013 10:39

O dramaturgo franco-uruguaio Sergio Blanco, autor do espetáculo Kassandra, fará uma palestra organizada pelo programa de extensão “Encontro com o Dramaturgo”, do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), coordenado pelo professor Stephan Arnulf Baumgartel, em parceria com a Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Companhia La Vaca. A palestra, aberta ao público e com entrada franca, será realizada nesta sexta-feira, 20 de setembro, às 19h, na sala 401 do Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Sobre Kassandra 

Kassandra foi escrita como um monólogo que parte da personagem mítica, mas apresenta ao público de hoje uma versão atualizada, tragicômica, recheada de referências que vão desde os clássicos gregos até elementos do imaginário da cultura pop.

O texto foi escrito propositadamente em um inglês precário para ser encenado exclusivamente dessa maneira, no que seria a representação de um idioma de sobrevivência, que permite que Kassandra seja entendida em qualquer lugar do mundo. Na visão transgressora de Blanco a personagem é uma travesti, criada para ser interpretada por uma mulher ou transgênera, que conta sua história em uma língua que não é a sua. Outra exigência do autor para a montagem do texto é que ele seja representado em espaços não convencionais.

A encenação brasileira, contemplada com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2011 para sua montagem e temporada de estreia, é parte de uma movimentação internacional que envolve encenações do texto em vários países. Dentre as que já estrearam estão: Argentina, Grécia, Uruguai e Brasil. Ainda devem entrar no circuito montagens na Albânia, Alemanha, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França e Itália, sempre produzidas por uma equipe diferente de artistas, mantendo como ponto de contato apenas a ideia do texto de Blanco.

A montagem brasileira apresenta Kassandra como artista de uma boate na qual a heroína troiana ressurge nos dias de hoje, em seu inglês tosco de imigrante, para recontar a sua história e desmitificar seu próprio mito.

O projeto de circulação do espetáculo foi um dos contemplados pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e se prepara para viajar pelo Estado de Santa Catarina.

Com a atriz Milena Moraes e direção de Renato Turnes, Kassandra é definida pelo diretor como um híbrido de mitologia e cultura pop, “uma incursão estética por lugares proibidos, guiados por fetichismo, música eletrônica, Pernalonga, sexo e poder”.

Sinopse

Kassandra, Princesa de Troia. Nasceu menino, mas transformou seu corpo e se tornou uma guerreira do sexo. Tinha o dom da vidência, mas foi tachada de louca quando previu a terrível tragédia. Nesta noite ela recebe clientes na boate em que trabalha e reconta, em uma língua que não é a sua, o mito violento e sensual que os escritores gregos se esqueceram de narrar.

Informações sobre o espetáculo em www.kassandrabrazil.com e www.facebook.com/kassandraoftroy.

Tags: CCEEncontro com o DramaturgoKassandraSérgio BlancoUFSC