Professor da UFSC recebe título de doutor ‘honoris causa’ na Argentina

26/09/2013 11:40

A Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo), Mendoza, Argentina, outorgou o doutorado “Honoris Causa” ao professor titular do Departamento de Língua e Literatura Vernácula e do Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC, Raul Antelo. A cerimônia de entrega será realizada na abertura do I Congresso Internacional Novos Horizontes de Ibero América, na UNCuyo, nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2013.

Entre os motivos apresentados pela UNCuyo para a outorga da distinção ao professor Antelo, destaque para o trecho abaixo:

“Trata-se de um intelectual que conjuga os saberes da cultura literária argentina e brasileira, em uma mesma produção. Junto a outros pesquisadores vem lutando pela integração dos saberes de ambos os espaços nacionais por meio de dispositivos teóricos supranacionais. Esse compromisso com as duas nações é o que distingue a este intelectual do ponto de vista ético. Raul Antelo ocupa um lugar de destaque na crítica latino-americana e também na academia. […] Suas linhas de trabalho põem em diálogo a literatura com corpus teóricos atuais, dando mostra de um pensamento que combina, com justeza, originalidade, risco e erudição. […] O Dr. Raul Antelo tem contribuído para levar o mais distante possível o pensamento racional, pondo em jogo áreas diversas que vão da literatura e às artes, da história à política, da filosofia à ficção. Sua contribuição nessa perspectiva é muito apreciada no período em que se requer que as disciplinas do saber descortinem os fios das tramas comuns.”

Resolutión DHC Raul Antero CS 0422_2013.

Tags: ArgentinaDoutor Honoris CausaRaul AnteroUFSCUniversidad Nacional de Cuyo