Livro ‘Vozes do Bolsa Família’ será discutido com os autores nesta sexta
A série de colóquios “Justiça e Democracia” promove uma discussão sobre o livro “Vozes do Bolsa Família”, com os autores Walquíria Leão Rego (Unicamp) e Alessandro Pinzani (UFSC), organizado pela professora Maria de Lourdes Borges. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, 27 de setembro, às 18h30, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC. “Justiça e Democracia” é uma projeto de extensão da UFSC (CFH e CCJ), que visa discutir conceitos e analisar as experiências democráticas existentes.
O Bolsa Família completa 10 anos em 2013, alcançando perto de 50 milhões de pessoas, o que o torna o maior programa de combate à pobreza do mundo. Mas, quais seriam seus impactos na vida de seus beneficiários, principalmente das mulheres, titulares do benefício? Walquiria Leão Rego e Alessandro Pinzani buscam, neste estudo, fazer essa avaliação, com foco não nas melhorias econômicas, mas nas conquistas de autonomia –moral, econômica e política –daquelas mulheres, a partir do momento em que passaram a contar com uma renda monetária regular, ainda que mínima, uma situação inédita para a maioria delas.
Os autores ouviram, entre 2006 e 2011, mais de 150 mulheres cadastradas no Bolsa Família, nas regiões mais empobrecidas do país, onde a circulação de dinheiro é escassa: Vale do Jequitinhonha (MG), sertão e litoral de Alagoas, interior do Piauí e do Maranhão, periferias de São Luís e do Recife. Cada mulher foi entrevistada mais de uma vez, de modo que foi possível verificar as mudanças que experimentaram durante o período, a partir da interpretação de seus depoimentos à luz de teorias da Filosofia e da Sociologia, em especial da sociologia do dinheiro.
Outras informações: https://www.facebook.com/JusticaeDemocracia.