Coleção Didática da EdUFSC coroa novo padrão gráfico e editorial

23/09/2013 10:02

Edição comemorativa aos 25 anos do livro

Carro-chefe da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), a Coleção Didática, criada no início da década de 1980, ganhou novo e alentado projeto gráfico. Começou azul, “amarelou” e, agora, passou a ser editada com capas de cores diversas. A nova fase foi inaugurada com a edição comemorativa aos 25 anos do livro Introdução à Engenharia – Conceitos, ferramentas e comportamentos, de Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira.

Clássico da área, a quarta edição revista e atualizada saiu em cor prata, com capas mole e dura. Publicado em livro pela primeira vez em 1988, a primeira versão remete a 1986, quando os autores, professores da Engenharia Mecânica da UFSC, prepararam uma apostila para uma disciplina de introdução à engenharia. Com uma circulação de 40 mil exemplares, no período, a obra “busca facilitar o embarque na carreira, abreviar o tempo de adaptação, acelerar o processo de decantação da poeira, mostrar as possibilidades e os encantos da profissão”, nas palavras da dupla, que procura utilizar, o tempo todo, uma linguagem simples e acessível aos estudantes e leitores leigos.

São 296 páginas distribuídas em dez capítulos e anexos, oferecendo um panorama didático, mastigado e geral das engenharias. Em três décadas, a Coleção Didática, que atende, prioritariamente, ao ensino de graduação da UFSC e de instituições de todo o país, soma mais de 80 títulos de expressão. Considerando a sua importância, sempre mereceu uma atenção especial das direções e dos membros do Conselho Editorial. Atravessou diversas reformas. Na gestão de Alcides Buss, marcando o aniversário de 25 anos da EdUFSC e 45 da Universidade, ganhou, por exemplo, selo comemorativo, novo projeto e capas modernas.

Em 2013, a Coleção inaugura um novo padrão gráfico, já experimentado, com sucesso, nas demais publicações da EdUFSC nos últimos anos.  Herança da gestão recente do professor Sérgio Rodrigues Medeiros, o novo projeto gráfico da editora foi concebido pelo talento de Lucia Iaczinski e Paulo Roberto  da Silva, da equipe técnica da Editora. “O padrão gráfico é moderno, atraente e mais leve”, justifica Paulo. “As capas são mais limpas, arejadas, despertando e chamando uma maior atenção dos leitores”, pondera Lucia.

3ª edição

O novo diretor executivo da EdUFSC, Fábio Lopes, percebeu, de cara, o valor da Coleção Didática: “vou peregrinar pelas Unidades da UFSC a convencer os professores da necessidade de publicar mais títulos voltados   ao ensino da graduação”, prometeu na posse prestigiada pela reitora Roselane Neckel, e equipe. Criada no final de 1980 e implantada, oficialmente, em maio de 1981, a EdUFSC soma mais de  1.200 títulos. Passaram pela direção João Nilo Linhares, Salim Miguel, Alcides Buss, Luiz Henrique Dutra e Sérgio Medeiros. Dirigida atualmente por Fábio Lopes, publica, além da Didática, as Coleções Urbanismo e Arquitetura da Cidade, Geral, Repertório, Antropologia em Laboratório, Ethica e Brasil Plural.

A EdUFSC, lembra Fábio Lopes, “é  um selo conhecido e respeitado na cidade, no estado e em todo país. Seu catálogo de títulos é muito consistente e a qualidade gráfica das obras, impecável”, reforça. A defesa da Coleção Didática vem desde a fundação. O escritor Salim Miguel argumentava que o objetivo era o de difundir textos e conteúdos necessários aos diversos cursos de graduação. Em 1985, por exemplo, o então pró-reitor e presidente do Conselho Editorial, Sílvio Coelho dos Santos, enfatizava que só o fato de começarem a ser escritos livros para os alunos justificava, por si só, a existência e a importância da editora.

Atualmente, segundo realça a contracapa de Introdução à Engenharia, a Coleção “procura estabelecer uma linha objetiva de contato entre os alunos, o professor, a atividade de ensino e a sala de aula”.

Moacir Loth /Jornalista da Agecom /UFSC

Mais informações: (48) 3721-9408; www.editora.ufsc.br.
Diretor executivo – Fábio Lopes; flopes@cce.ufsc.br; (48) 9933-8887.

Tags: Feira do Livro da EdUFSCUFSC