Chamada do Ciência sem Fronteiras para o setor aeroespacial recebe inscrições

19/09/2013 17:25

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança a Chamada Pública 50/2013 para oferta de bolsas Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), de Pós-doutorado no Exterior (PDE) e de Doutorado no Exterior (GDE), direcionadas a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o setor aeroespacial brasileiro no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Serão concedidas até 25 bolsas de PDE, pelo período de 6 (seis) a 12 (doze) meses cada, podendo ser prorrogada desde que não ultrapasse o total de 24 (vinte e quatro) meses; até 42 bolsas para GDE, por 36 (trinta e seis) meses cada, podendo ser prorrogada por até 12 (doze) meses; e até 19 bolsas de SWE, pelo período de 3 (três) a 12 (doze) meses cada.

Há, ainda, oportunidades para pós-graduação, a chamada terá oferta de bolsas para Atração de Jovens Talentos (BJT), por até 36 (trinta e seis) meses cada, e Pesquisador Visitante Especial (PVE), também pelo mesmo período, sem direito à prorrogação.

A chamada teve investimentos no total de R$ 15.855.300 e tem por objetivo promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, em consonância com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até 29 de outubro de 2013, às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, data limite de submissão das propostas. A divulgação dos resultados será feita a partir de novembro de 2013 e publicada no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet.

Mais informações aqui.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Tags: aeroespacialCiência sem FronteirasCNPqUFSC