Clássico da Ecologia em promoção na feira da EdUFSC

21/08/2013 17:28

Publicado pela primeira vez em 1990, obra continua atual, já que os desafios da demanda ecológica mantêm-se gritantes como antes

A 17ª Feira do Livro da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) está oferecendo com desconto  de  50% o clássico da ciência O discurso da natureza – Ecologia e política na América Latina, de Fernando Mires, que contrapõe a ecologia à ideologia  do crescimento.

Com organização e tradução de Vicente Rosa Alves, a obra é uma coedição da EdUFSC com a Bernúncia  Editora, de Florianópolis. A feira segue até o dia 12 de setembro, de segunda a sexta, das 8h30min às 19 horas, no térreo do Centro de Convivência da UFSC, em Florianópolis.

Os livros novos e lançamentos da EdUFSC podem ser adquiridos com redução de 30 a 50% do preço de capa. Os demais contam com descontos de até 70%. Livros de outras editoras custam 10% a menos.

Publicado pela primeira vez em espanhol na Costa Rica em 1990, O discurso da natureza continua incrivelmente atual, já que os desafios da demanda ecológica mantêm-se gritantes como antes, sobretudo, com frisa o autor, na América Latina.

Fernando Mires condena os setores conservadores, mas também não alivia a culpa das “chamadas esquerdas políticas” que, conforme constata, seguem ainda amarradas a uma lógica econômica não menos pior do que  a acampada pelas forças da direita.

– Hoje a América Latina é quase totalmente democrática, mas o tema da democracia não foi totalmente articulado com o ambiente real onde tem lugar a prática democrática.

Para deixar de ser “pregador no deserto”, Fernando Mires sonha que o seu livro deixe de ser atual algum dia.

O livro é polêmico por contrapor-se às ideologias do crescimento econômico, predominantes na maioria dos países. “A Ecologia não é, nem pode ser, um tema secundário na América Latina, sobretudo se levarmos em conta que a preservação da natureza tem a ver, antes de qualquer coisa, com a sobrevivência  material e cultural da maioria dos habitantes do Continente”, sustenta.

Fernando Mires constrói um discurso de radicalidade social ancorado na Ecologia. O autor pergunta: “por que na América Latina existe um atraso tão grande no desenvolvimento de um pensamento ecológico?” A resposta é que, por aqui, permanece intacto o “consenso  industrialista” em todas as suas formas, ocultadas sob os “diversos álibis e sofismas dos quais se serve a ideologia do crescimento”.

O autor é chileno. Ex-professor do Instituto de Sociologia da Universidade de Concepción, hoje atua como professor e pesquisador na Alemanha. Ganhou, em 1981, o título de Privatdozent, grau acadêmico máximo conferido pelas universidades alemãs.

Mais informações:
(48) 3721-9408

www.editora.ufsc.br

Diretor Fábio Lopes: flopes@cce.ufsc.br

 

Moacir Loth / Jornalista da Agecom / UFSC

lothmoa@gmail.com

 

Tags: ecologiaEdUFSCFernando MiresUFSC