Professor da UFSC é premiado em concurso internacional de literatura

15/07/2013 17:00

Luis Alejandro Vinatea Arana
Foto: Lattes

O professor Luis Alejandro Vinatea Arana, do Curso de Engenharia de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), venceu o Prêmio Internacional de Literatura no Concurso de Novela de crímenes “Medellín Negro” 2013 – “La voz de las víctimas”, com seu romance “Aves Hambrientas”.

Para os jurados do concurso, o romance foi premiado, pois reúne todos os requisitos necessários para ser uma obra do gênero negro e ainda explora realidades sociopolíticas com um fundo histórico peruano. Trata-se de uma novela bem escrita e de humor muito fino. Eles, ainda, disseram que o autor soube lidar com as tensões e conseguiu projetar com profundidade seus personagens, “especialmente o inspetor”.

Vinatea deu seu depoimento à Agecom sobre o concurso – “Já tinha interesse na área de literatura, mas na área do gênero negro não (gênero negro é equivalente ao gênero policial). Ganhar este concurso foi muito gratificante. Este prêmio me fez entender que, no futuro, tal vez quando me aposentar, posso me dedicar totalmente à literatura.”.

Ele também disse que se apresenta regularmente a concursos internacionais de literatura, a fim de não perder contato com sua língua materna, o espanhol, e por isso, já há algum tempo vem escrevendo contos e novelas neste idioma. Em duas oportunidades, foi finalista do Certâmen Alberto Magno de Ficção Científica (2001 e 2009), da Faculdade de Ciências da Universidade do País Vasco, Espanha; mas esta foi a primeira vez que ganhou um concurso de novela.

A premiação e divulgação da Novela “Aves Hambrientas” será realizada no IV Congreso de Literatura Medellín Negro, nos dias 18, 19 e 20 de setembro.

“Medellín Negro” 2013 é um projeto acadêmico, cultural e social, organizado pela Universidade de Antioquia, Colômbia, que tem como propósito fortalecer as discussões em torno do tema “crime. O concurso de Novela de crímenes visa estimular uma reflexão ética e estética no sentido moderno do crime para com as sociedades contemporâneas a partir do ponto de vista das vítimas.

Mais informações com o professor Luis Alejandro Vinatea Arana –luis.vinatea@ufsc.br.

Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC
anairasmsarmento@gmail.com

Com informações retiradas do site: http://congresoliteraturaudea.blogspot.com.br/p/convocatoria-concurso-de-novela-de.htm.

Tags: "Aves Hambrientas"“La voz de las víctimas”Luis Alejandro Vinatea AranaMedellín Negro" 2013UFSC