Livro da EdUFSC restaura primórdios da arte decorativa no Estado
O Planalto Serrano de Santa Catarina é um dos símbolos da arte decorativa no Brasil. A prova científica pode ser conferida no livro Memórias, ausências e presenças do Art Déco em Lages, publicado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC).
Quinto título da recém-lançada Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade, o livro é resultado de uma pesquisa coletiva interdisciplinar que reúne artigos de cinco pesquisadores: Americo Ishida, Eliana Zimmermann Bornhausen, Iáscara Almeida Varela, Luiz Eduardo Fontoura Teixeira e Zilma Isabel Peixer.
O Art Déco ganhou expressão em Lages no Ciclo da Madeira, no Governo Getúlio Vargas. A presença na região coincide com o processo de urbanização, entre as décadas de 1940 e 1960. Os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) desenvolveram uma ampla pesquisa histórica, um levantamento fotográfico e um mapeamento arquitetônico na cidade e nos arredores.
O resgate inédito contou com o incentivo da Prefeitura de Lages e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc).
Além dos textos, que contextualizam a arte decorativa no contexto político, econômico, social, artístico e cultural do País, a obra destaca-se pela qualidade da capa, das fotos, mapas e ilustrações. A pesquisa recupera a memória e a história da cidade, mas, sobretudo faz a defesa incondicional da preservação e da valorização do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico das cidades.
Lançado agora, em 2013, o livro é apresentado com um texto datado de 2005, escrito pelo arquiteto Dalmo Vieira Filho, professor e atual secretário de Planejamento Urbano da Capital Catarinense. “Esse legado, porém, nem sempre tem recebido a atenção que merece, e pouco a pouco vem sendo substituído por uma arquitetura anônima e despersonalizada. A cidade de Lages precisa conhecer melhor o seu patrimônio, conhecendo, saberá protegê-lo”, adverte, com ar de que o conselho vale para todos os municípios brasileiros, inclusive para Florianópolis.
Os títulos da Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade vêm mostrando uma preocupação com o ensino, a cultura, a história, a arte, o meio ambiente, a qualidade de vida e a cidadania.
A coerência editorial está patente nos quatro livros anteriores: Arquitetura, Urbanidade e Meio Ambiente, organizado por Almir Francisco Reis; Traços e palavras sobre o processo projetural em Arquitetura, de Eduardo Castells; Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea, organizado por Alicia Norma González de Castells e Letícia Nardi; e Ilha de Santa Catarina – Permanências e Transformações, também de Almir Francisco Reis.
Fora da Coleção, a EdUFSC também lançou duas obras de interesse correlato, ambas de autoria do professor Juan Antonio Zapatel: Barcelona – Transformação Urbanística (1929-19923) e Visões urbanas e habitação no século XX. Os livros foram viabilizados com apoio da Capes, CNPq e Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) da UFSC.
Moacir Loth / Jornalista da Agecom / UFSC
Mais informações na EdUFSC:
www.editora.ufsc.br
editora@editora.ufsc.br
Fone: (48) 3721-9408
Diretor Executivo: Fábio Lopes da Silva – flopes@cce.ufsc.br