Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC realiza 11ª etapa intensiva

23/07/2013 08:27

AACC realizada em março deste ano. Foto: Divulgação

A Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, do Departamento de História da UFSC, iniciou na segunda-feira, 22 de julho, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), sua 11ª etapa intensiva (tempo universidade). Composto pelas turmas Guarani, Kaingang e Xokleng/Laklãnõ, e coordenado pelo professor Lucas de Melo Reis Bueno, o curso é formado por aulas, pesquisas, trabalhos tempo comunidade, estágio e atividades acadêmico-científico-culturais (AACC) de diversas naturezas, que visam oferecer aos alunos uma formação distendida, que ultrapasse as disciplinas que compõem o currículo. O evento é aberto ao público.

A próxima AACC ocorrerá nesta quinta-feira, 25 de julho, às 10h, no Auditório do CFH. Denominada “Diálogo de Saberes entre Sábios Acadêmicos e Indígenas: Experiências de Vida”, a atividade objetiva oportunizar uma roda de conversa entre professores-pesquisadores, estudantes da licenciatura indígena e público interessado.

Os convidados são:

– Bartomeu Melià – linguista espanhol radicado no Paraguai, especializado em etnologia guarani, autor de de livros e artigos.

– João Baptista Borges Pereira – professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), antropólogo interessado nas intersecções de raça e imigração estrangeira e presidente da Comissão Permanente de Políticas Públicas para a População Negra.

– Julio Cezar Melatti – professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), trabalhou em pesquisas de campo com Roberto DaMatta, Roberto Cardoso de Oliveira e David Maybury-Lewis (Harvard/EUA). Estudou a organização social de sociedades indígenas no Brasil.

– Roque de Barros Laraia – professor emérito da UnB, autor do livro “Cultura: um conceito antropológico” (21ª edição), foi presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) e envolve-se com as questões do Conselho Nacional de Imigração e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Docentes e alunos da Licenciatura participarão do Seminário de Cem Anos de Egon Schaden, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de julho deste ano, em São Bonifácio/SC.

Informações:

Secretaria da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica/CFH/UFSC – (48) 3721-4879 e 3721-2600.

Tags: aaccCFHLicenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata AtlânticaLucas BuenoUFSC